Dia Internacional da Mulher

8 de março: Oficialas de Justiça falam dos desafios enfrentados na profissão

Oficiaias do Interior e da capital destacam, ainda, a importância de uma atuação com mais igualdade e empatia dentro do Poder Judiciário

08/03/2023

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) traz histórias dos desafios enfrentados por Oficialas de Justiça no exercício da profissão e destaca a importância de uma atuação com mais igualdade e empatia dentro do Poder Judiciário. Cerca de três anos depois de tomar posse, a oficiala Márcia Sidrim, da comarca de Sobral, conta que chegou para cumprir uma ordem judicial e, como de costume, apresentou-se como Oficiala de Justiça e explicou que tinha um mandado para cumprir, quando foi surpreendida pela indagação: “e pode mulher ser Oficial de Justiça?”. Imediatamente respondeu que “sim, é só estudar e ser aprovada no concurso público”. Márcia diz que essa foi uma das poucas situações de machismo pela qual passou e que no dia a dia costuma ser respeitada pelas partes e pelos colegas de trabalho.

Everalda Timbó, oficiala da comarca de Baturité, também passou por situação inusitada. Ela conta que esses dias, quando foi fazer a busca e apreensão de um veículo, o localizador do banco que a acompanhava resolveu parar o veículo a ser apreendido com a moto que pilotava. Ela, que vinha logo atrás no seu veículo, observou quando desceu um policial militar do Raio, todo uniformizado.

“Ele teve essa ideia preconceituosa de que eu não o abordaria por ser um policial, por supostamente representar algum perigo, mas eu sempre tive tanta empatia, sempre usei desse instrumento que toda vez que abordo uma pessoa me coloco no lugar dela. Quando vou cumprir uma ordem judicial não me vejo na condição de mulher ou homem, mas de Oficial de Justiça. A gente tem que ter postura. Não é a Everalda, eu estou ali representando o Estado, eu tenho essa delegação”, destaca.

Depois de 38 anos como oficiala na comarca de Parambu, Francisca Evangelista, hoje aposentada, tem orgulho de dizer que nunca foi discriminada no labor pelo fato de ser mulher. “Até entre os advogados o meu nome sempre era citado, eu acho que pela maneira que me portava. Nunca tratei ninguém com indiferença, todos para mim são iguais. Era um trabalho que eu fazia com muito zelo. Graças a Deus me dei bem com todos os juízes que passaram pela comarca, com todos os promotores. Saí realizada, era um trabalho que eu gostava muito. Se eu disser que não sinto saudades estou mentindo, porque foram muitos anos de trabalho e dedicação em prol da justiça e da sociedade”, afirma.

Em relação à quando Francisca ingressou na função, na década de 1980, muita coisa mudou. O número de mulheres no cargo aumentou, embora, no Ceará, elas ainda representem menos de 30% da categoria.

Glícia Maia, que neste ano vai completar 20 anos como oficiala, recorda que estava desempregada quando foi aprovada no concurso. Com exceção da força física, ela ressalta que não tem nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer. Diligente no trabalho, ela comenta que procura cumprir e devolver os mandados o mais rápido possível, para não acumular serviço. E o que mais gosta na profissão é o fato de todos os dias passar por situações diferentes, conhecer pessoas diferentes. “Eu gosto muito por isso, cada dia é totalmente diferente do anterior. Apesar de o trabalho ser praticamente o mesmo, cada mandado é diferente do outro”, observa.

Respeito

Para elas educação, postura e empatia são fundamentais para que tenham respeito por parte dos jurisdicionados e dos colegas de profissão. Márcia Sidrim defende que, independente do cargo, sendo concursada ou não, é importante que a mulher tenha uma profissão e a sua independência financeira, pois abrirão as portas para todas as outras independências. “Para que tenha o direito de se expressar, de ficar ou ir quando quiser e em qualquer lugar”, frisa. Francisca Evangelista complementa que, se o homem quer respeito, ele também deve respeitar a mulher para que ambos possam viver bem e ter um tratamento de igualdade.

Everalda Timbó, por sua vez, fala da importância de quebrar o paradigma de que a mulher não cumpre bem determinados papeis. “Sempre achei que, tendo o direito e sendo educada, você entra e sai de qualquer lugar”, opina. Às mulheres que porventura se sintam discriminadas, ela recomenda nunca baixarem a cabeça. “Resistam e lutem por aquilo que acreditam. Se você está insatisfeita com o companheiro, procure o direito dentro da lei, porque ninguém vai medir forças com um homem. Informe-se dos seus direitos e lute por eles”, aconselha.

Sensibilidade

A violência sofrida por mulheres independe da idade ou da classe social. Para oficiais e oficialas de Justiça, que diariamente cumprem medidas protetivas relacionadas à Lei Maria da Penha, é preciso ter sensibilidade ao se depararem com situações em que a mulher denuncia o companheiro e no dia seguinte se arrepende, por constatar que não tem o que comer. A violência de gênero é, portanto, ainda mais cruel com mulheres de baixa renda, as quais muitas vezes têm de se submeter a conviver com companheiros violentos por não terem para onde ir com os filhos.

Se no âmbito do serviço público essa distinção salarial não é tão significativa, na rede privada, além de receberem cerca de 20% a menos do que homens quando exercem a mesma função, as mulheres ainda temem ser dispensadas quando engravidam. O 8 de março, portanto, não é dia de flores. É dia de luta por respeito e igualdade de direitos. E luta é substantivo feminino.

Como denunciar casos de violência contra a mulher?

Ligue 180 – A Central de Atendimento à Mulher presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes.

Ligue 190 – Qualquer pessoa que tome conhecimento de uma situação de violência contra a mulher pode e deve procurar as autoridades. Isso pode ser feito por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE).

desafiosHomenagemempatiaSindojus8 de marçoSindojus CearáPoder JudiciárioigualdadeDia Internacional da Mulheroficiala de Justiçaprofissãorespeito8M
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.