28 urnas serão disponibilizadas pelo TRE para a eleição do Sindojus
São três a mais do que as utilizadas no pleito anterior, que ficarão em Maracanaú, Caucaia e Fortaleza. As demais serão distribuídas nos mesmos locais da eleição de 2015
As 28 urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) para realização da eleição do Sindojus 2018 serão distribuídas nos mesmos locais do pleito anterior. É o que ficou definido, na última segunda-feira (23), durante a quarta reunião do Conselho Eleitoral, que contou com a participação de representantes das chapas 1 e 2.
A única exceção é para a que ficava no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que irá para o Fórum Clóvis Beviláqua – já que os Oficiais de Justiça que lá trabalhavam agora estão lotados no fórum. Atendendo a uma solicitação das chapas, a Comissão Eleitoral solicitou mais três urnas ao TRE (o pedido inicial foi de 25), que serão instaladas nas comarcas de Maracanaú, Caucaia e Fortaleza. Dessa forma, serão 28 urnas eletrônicas ao todo. A da capital ficará em local ainda a ser definido.
Mesários
A escolha dos mesários foi outro tema abordado durante o encontro. Observados os impedimentos constantes no artigo 89 do Estatuto do Sindojus – o qual estabelece que não poderão ser nomeados como membros das mesas coletoras: os candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau; os membros titulares e suplentes da Diretoria Executivos, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Sindicais; os funcionários do Sindojus; e os servidores não sindicalizados – ficou acertado que será adotado o modelo de parceria estabelecido nas eleições de 2015.
Os custos das eleições passadas também serão mantidos, ressalvando-se a possibilidade de eventuais ressarcimentos que possam ultrapassar os gastos dos mesários, desde que haja a comprovação de despesas por meio de notas fiscais, recibos ou documentos afins. A Comissão Eleitoral informou aos representantes das chapas que, no dia da votação, os trabalhos dos mesários serão suspensos de 12h às 13h, para almoço.
Solicitação
Foi estabelecido o prazo de cinco dias úteis, a contar da data da reunião (23), para que o Sindojus oficie as diretorias dos fóruns das comarcas onde as urnas ficarão solicitando autorização para instalação das mesas coletoras. A Comissão Eleitoral fez o convite para que cada chapa nomeie um membro para participar da reunião que será realizada em meados do mês de maio, no TRE. A próxima reunião da Comissão Eleitoral está agendada para o dia 3 de maio, às 8h30, na sede do sindicato.
Por parte da Comissão Eleitoral participaram da reunião: o presidente Márcio Monteiro e os demais integrantes: Joselini de Holanda, Leonel Maia e Silva Neto. Pela Chapa 1 os representantes foram: Vagner Venâncio, Fernanda Garcia e Francisco Mendonça. E pela Chapa 2: Francisco Gonçalves e Carlos Henrique Neves.
Confira AQUI a ata da reunião.