Contribua

Você sabia que parte do seu imposto de renda pode ajudar crianças e adolescentes de Fortaleza?

É simples. Basta destinar parte do valor que você vai pagar ou receber do seu imposto de renda, sem qualquer ônus, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

10/03/2022
Imagem: Comdica

Você sabia que parte do seu imposto de renda pode ser destinado para ajudar projetos sociais que atendem a crianças e adolescentes de Fortaleza? Iraguassú Teixeira Filho, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), explica que é simples. Basta destinar parte do valor que você vai pagar ou receber do seu imposto de renda, sem qualquer ônus, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente direcionado a esse público.

“Não é doação, é um redirecionamento dos recursos que deixam de ir para os cofres públicos e da União, e são destinados para o financiamento de ações e projetos voltados para a criança e ao adolescente”, esclarece. Iraguassú acrescenta que os destinatários são fiscalizados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

Como fazer a destinação?

– Acesse o programa da Receita Federal;
– Clique em “Doações diretamente na declaração”;
– Confira se a aba “Criança e adolescente” está aberta;
– Clique em “novo”. É nesse ponto que você seleciona o tipo de fundo, o estado e o tipo de instituição que receberá parte da sua destinação. O valor é calculado automaticamente e será abatido do seu imposto de renda;
– Não se esqueça de preencher a declaração como modelo completo;
– Imprima e pague o documento dentro do prazo.

Contribua

“Você não paga nada a mais por isso e ainda faz o bem, contribuindo para vários projetos sociais. Com esse dinheiro você vai assegurar investimentos na política de defesa da criança e do adolescente no município de Fortaleza, por isso eu peço a sua contribuição”, solicita o presidente da Fundação, Iraguassú Filho, que é Oficial de Justiça e está cedido pelo Tribunal de Justiça à Prefeitura de Fortaleza.

O que é o FMDCA?

O Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) capta recursos e financia projetos referentes à garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente de Fortaleza.

No último edital, de 2018, mais de 20 projetos foram beneficiados com R$ 80.000,00 cada. A transferência dos recursos foi para as instituições selecionadas após avaliação, análise e parecer da comissão de seleção, aprovação dos projetos e tramitação na assessoria jurídica dos setores do poder público. O edital só foi possível graças aos recursos doados (destinados) na declaração do imposto de renda, por meio das doações diretas na declaração. O valor foi depositado na conta do FMDCA, viabilizando as parcerias com projetos sociais, no montante de R$ 1,6 milhão.

Projetos beneficiados

Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, Acolher na Primeira Infância (Iprede), A Comunidade Aliada a Arte como Instrumento de Inclusão Social (BCAD), Apoio aos Programas Sociais (Peter Pan), Aprendizados (Integrasol), ARTEculando (Sociedade da Redenção), Assistência Social aos Pacientes Portadores de Câncer Infanto Juvenil (Peter Pan), Cantart (Instituto Fazendo Acontecer), Centro Cultural Santo Agostinho, Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Idesc) e Coral Vozes do Amanhecer foram alguns projetos beneficiados. Confira a relação completa AQUI.

Confira a apresentação completa do Comdica AQUI.

Qualquer dúvida é só acessar o site da Receita Federal ou entrar em contato com o Comdica: (85) 3101.2696

doaçãodeclaraçãofinanciamentoFunciPrefeitura de FortalezaOficial de JustiçadestinaçãoSindojusprojetos sociaisSindojus Cearácriança e adolescenteIraguassú FilhoFortalezaImposto de Renda
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.