Valorização e integração

Sindojus encerra cronograma de confraternizações dos Oficiais de Justiça no Interior do Estado

Todas as doze coordenadorias regionais foram visitadas, totalizando 4.180 km percorridos, promovendo a descentralização da atuação da entidade e um contato direto com a base

Por: Luana Lima 20/02/2026
Fotos: Lennon Cordeiro e Luana Lima/Sindojus Ceará

Depois de uma intensa agenda de viagens e muita estrada percorrida – foram, ao todo, cerca de 4.180 km rodados –, a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) encerrou, em 11 de fevereiro, o cronograma de confraternizações no Interior do Estado. Todas as doze coordenadorias regionais foram visitadas, promovendo a descentralização da atuação da entidade e um contato direto com a base, que obteve informações atualizadas sobre as demandas em andamento em nível nacional, junto ao governo do Estado e ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), além de poder apresentar as demandas específicas de cada região.

Os participantes ressaltaram a iniciativa do sindicato e exaltaram que a realização de eventos como esses proporciona importantes momentos de lazer, descontração, integração, troca de experiências, união e fortalecimento dos laços, além de reforçar o sentimento de pertencimento, imprescindíveis para o fortalecimento da categoria.

O cronograma teve início em dezembro do ano passado, quando a diretoria esteve nas regiões Centro Sul, Cariri, Ibiapaba e Norte. Neste ano, foi a vez das regionais do Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Litoral Oeste e, por fim, do Extremo Oeste.

Contato direto

No Maciço de Baturité, o encontro, realizado no dia 22 de janeiro, contou com a presença de representantes das comarcas de Aracoiaba, Baturité e Capistrano. Foi um importante momento de atualização, lazer e descontração, reforçando o sentimento de união da categoria. Gustavo Caçula, lotado na comarca de Aracoiaba, parabenizou o sindicato pela realização dos eventos descentralizados, que para ele são uma forma de integração e atualização.

“Muitos oficiais não conseguem sair da comarca, residem no Interior e não têm facilidade de deslocamento. Além disso, há colegas que não participam tanto dos grupos de WhatsApp, então esse contato direto, olho no olho, permite esclarecer a categoria sobre os benefícios e sobre as batalhas que estão sendo travadas. É um momento de extrema importância”, exaltou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a oficiala Raphaela Ribeiro, da comarca de Baturité. Ela considera esses encontros fundamentais para o fortalecimento da categoria. “Para além dos esclarecimentos que a diretoria traz sobre o que está acontecendo do ponto de vista institucional, esses momentos permitem uma troca de experiências e de ideias. Nós exercemos uma carreira que, por si só, é muito solitária, mas no Interior isso se intensifica. Por isso, quando temos a oportunidade de nos reunir, conversar e trocar experiências é muito rico e importante. Dá um ânimo novo, renova as nossas forças”, destacou.

No dia 29 de janeiro foi a vez do Sertão de Canindé. O encontro contou com a presença de oficiais e oficialas das comarcas de Canindé, Caridade, Itatira e Madalena. Augusto César, oficial aposentado de Caridade, comentou que esses eventos são de suma importância e, mesmo estando na inatividade, destacou que é uma oportunidade de se atualizar, em primeira mão, sobre as ações do sindicato e saber o que está sendo feito em prol dos Oficiais de Justiça, além de ser um momento de confraternização da categoria com a diretoria do sindicato, o que considera muito importante.

Categoria fala sobre a relevância social do trabalho do Oficial de Justiça

Oficial de Justiça há 44 anos, José Edinardo Araújo, da comarca de Canindé, parabenizou a diretoria por ser sempre ativa no Interior e na Capital, e falou sobre a importância do trabalho do Oficial de Justiça. “Se não existisse o Oficial de Justiça não existiria justiça na sociedade. Somos nós que concretizamos as decisões do Judiciário e fazemos a justiça de fato acontecer, ajudando a quem mais precisa”, exaltou.

No dia 30 de janeiro a diretoria esteve no Sertão dos Inhamuns. O encontro foi realizado na comarca de Crateús, localizada a 350 km de Fortaleza, e contou com a presença de oficiais e uma oficiala das comarcas de Ararendá, Crateús, Independência e Tamboril. Foi mais uma oportunidade de reunir oficiais da ativa e aposentados, atualizar a categoria sobre os pleitos em tramitação em âmbito estadual e nacional, e também de ouvir as dificuldades específicas da região.

Antônio de Deus, aposentado da comarca de Independência, comentou que sempre busca participar das confraternizações e exaltou que esses encontros são muito bons. “Quando tem evento por aqui eu venho. Sempre que vou a Fortaleza, eu vou ao sindicato, gosto muito de participar. Sou dedicado mesmo, gosto muito”, disse.

Atuação da entidade no Interior é elogiada por oficiala

Vanderli de Sousa, da comarca de Tamboril, ressaltou a importância dos eventos regionalizados pela oportunidade de se atualizar e principalmente de poder relatar as dificuldades enfrentadas no dia a dia da profissão. Ela elogiou ainda a forte atuação da entidade no Interior e disse que sempre que precisa é atendida com prontidão pela diretoria. “Tudo o que eu preciso ligo, envio mensagem e eles me respondem prontamente, é muito positivo esse retorno da diretoria”, enalteceu.

No Sertão Central, o encontro foi realizado no dia 3 de fevereiro, no Fórum de Quixadá, e contou com a presença de oficiais e oficialas das comarcas de Quixadá e Quixeramobim. Também prestigiaram o momento o juiz Luís Gustavo Montezuma; o diretor de Secretaria Mikeias Rodrigues; e a supervisora Jessica Teixeira, a qual representou o juiz supervisor da Ceman, Thiago Marinho dos Santos.

Eventos regionalizados reforçam sentimento de pertencimento da categoria, frisa oficial

Fernando Henrique Pimentel, Oficial de Justiça há quase quatro anos em Quixadá, destacou que esses momentos de integração são extremamente importantes, porque reforçam o sentimento de pertencimento da categoria. “A presença do sindicato nas comarcas do Interior aproxima os Oficiais de Justiça das pautas que refletem na nossa realidade local. Essa integração pessoal com os colegas fortalece o vínculo da categoria e torna a atuação sindical mais próxima e efetiva”, exaltou.

Além da interação direta e da oportunidade de se atualizarem, Fernando Henrique comentou que esses encontros possibilitam a apresentação de demandas, tudo isso em um clima amistoso, de diálogo, confraternização e reencontro.

Arlindo de Menezes Sobral, lotado em Quixeramobim, falou da satisfação de rever os colegas de trabalho e usufruir desse momento de convivência, raro para a categoria, que exerce uma profissão solitária – cada um cumpre os mandados sozinho nas ruas, em suas respectivas rotas.

“É uma troca de experiências e de aprendizado muito rica. Por meio dessas reuniões, a gente mostra o que vivenciou na prática e aprende com os demais colegas, além de ficar bem informado sobre as ações do nosso sindicato e o que vem sendo de fato feito pela categoria”, ressaltou.

Categoria exalta apoio e acolhimento por parte da entidade

No Vale do Jaguaribe. O encontro contou com a presença de Oficiais de Justiça das comarcas de Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Morada Nova, Russas, Tabuleiro do Norte, além de uma oficiala e um oficial TRT7. Foi mais um rico momento de atualização, celebração, reencontros e trocas de ideias. Para Jairlon de Lima, da comarca de Russas, esses eventos são muito importantes para que se mantenham informados sobre o que está acontecendo, além do apoio que recebem dos dirigentes.

Quem partilha desse sentimento é a oficiala Edna Sampaio, da comarca de Jaguaribe. Ela salientou que não tem palavras para descrever a relevância de momentos como aquele. “Tira até o peso do trabalho, a gente nem lembra dos mandados quando está aqui. Já tenho 41 anos como Oficiala de Justiça e vejo colegas que estão começando agora, com um ano e pouco de carreira, então a gente troca ideias e aprende muito, porque também aprendemos bastante com essa turma mais jovem”, exaltou.

No Litoral Leste, o encontro foi realizado no dia 9 de fevereiro na cidade de Fortim e contou com a presença de representantes das comarcas de Aracati, Cascavel, Icapuí e Pindoretama. Participando pela primeira vez do encontro, Andrea Carla Peixoto, oficiala da comarca de Pindoretama, disse que foi uma experiência maravilhosa e que a diretoria é sempre muito acolhedora. Para ela, essas reuniões com os oficiais e as oficialas, principalmente do Interior, são muito importantes para deixar a categoria informada das novidades em âmbito nacional, estadual, além de ouvir as queixas e sugestões de cada um e cada uma.

“É sempre muito válido. Foi um evento muito bom, rever e poder conhecer os colegas que são sempre solícitos, prontos para nos ajudar na profissão, então para mim foi uma experiência maravilhosa. Com certeza irei outras vezes”, assegurou.

Além de um momento de atualização, confraternização e interação com os colegas, Erivando Portela, oficial da comarca de Cascavel, destacou que esses encontros são importantes por gerarem uma proximidade com a direção do sindicato. Ele destacou ainda a importância, para quem está na ponta, de saber que tem no sindicato essa fonte de apoio aos Oficiais de Justiça.

Oficiala reforça importância desses momentos de lazer

A troca de experiências e a oportunidade de conhecer pessoalmente colegas que só tinha contato pelo WhatsApp foram pontos destacados pela Oficiala de Justiça Ana Cláudia Gomes, da comarca de Acarati. “São muito enriquecedoras as conversas com os colegas e os informes que a diretoria traz também são de fundamental importância para que a gente tome conhecimento do que está sendo feito, além do lazer. A gente precisa ter um momento de confraternização entre os colegas, porque muitas vezes a gente passa o ano só trabalhando e nunca se reúne em um momento de lazer”, comentou.

No Litoral Oeste, o evento foi realizado no dia 10 de fevereiro em Itapipoca e contou com a presença de oficiais e oficialas das comarcas de Itapajé, Itapipoca, Paracuru, São Gonçalo, Uruburetama e Umirim. Mardoni Miranda, lotado em Uruburetama, destacou que a confraternização é um momento muito válido, pois oferece a oportunidade de reencontrar colegas e conhecer outros com quem ainda não teve oportunidade de ter contato pessoalmente, além de fortalecer os laços da categoria.

“Sem falar que os informes passados durante o encontro são essenciais, ficamos atualizados sobre as pautas que estão sendo trabalhadas e as demandas das diversas comarcas. É um momento de integração e de fortalecimento da unidade”, disse.

Antônio Leonildo Rocha, da comarca de Itapipoca, reforçou a importância desses momentos de confraternização, que promovem integração entre oficiais e oficialas da região. Ele disse ainda que a partir desse contato direto é fortalecida a unidade da categoria junto ao sindicato.

“Além do aspecto institucional, há também o fortalecimento dos vínculos pessoais, no diálogo, na troca de experiências e aprendizados com os demais colegas. Esse contato face a face é extremamente valioso, pois fortalece a nossa categoria, a gente vê que não está sozinho. Temos o apoio do sindicato e dos nossos colegas”, salientou.

Eventos são essenciais para união da categoria, diz oficiala

Marília Bandeira, da comarca de São Gonçalo do Amarante, considera esses encontros fundamentais para a união da categoria. “Gosto muito de participar das confraternizações promovidas pelo sindicato, pois são momentos importantes para nos mantermos atualizados sobre as demandas, o que está acontecendo e as pautas relevantes para a categoria. Também é uma oportunidade de esclarecer dúvidas jurídicas e fortalecer o contato com os colegas”, comentou.

Para encerrar o cronograma de confraternizações no Interior do Estado, o Sindojus esteve, no dia 11 de fevereiro, na região do Extremo Oeste. O encontro, realizado em Acaraú, contou com a presença de oficiais e oficialas das comarcas de Acaraú, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara. Depois de 38 anos de profissão, José Alvino Dias, oficial aposentado da comarca de Acaraú, falou da alegria de olhar para trás e reconhecer a trajetória construída ao longo desses anos de dedicação ao Judiciário. Ele considera esses momentos de confraternização da categoria extremamente importantes.

“Esses encontros fortalecem os laços entre os companheiros e companheiras e demonstram a capacidade de Acaraú de acolher colegas das cidades vizinhas e de todo o Estado. É uma honra poder apresentar a cidade aos colegas e mostrar o potencial desse lugar. Para mim, são momentos de integração, valorização e reconhecimento da categoria”, exaltou.

José Airton Tabosa, da comarca de Jijoca, Oficial de Justiça há 25 anos, também elogiou a iniciativa da diretoria de estar presente no Interior, descentralizando a atuação da entidade, e disse que esses encontros fortalecem a união da categoria, aproximam os colegas e promovem uma rica troca de experiências. “Também nos permitem acompanhar as ações que estão sendo trabalhadas que são de interesse dos Oficiais de Justiça, além de proporcionar um momento de convivência e integração”, destacou.

José Miranda, da comarca de Chaval, que neste ano completa 32 anos como Oficial de Justiça, contou que sempre faz questão de participar dos eventos promovidos pelo sindicato. “Esses encontros são uma forma de confraternizar, conhecer e rever amigos, fortalecer vínculos e trocar experiências. Também são momentos importantes para relatar as dificuldades que surgem no exercício da atividade e discutir as melhorias para a nossa categoria. Considero esses momentos muito válidos, razão pela qual faço questão de participar de todos”, frisou.

A diretoria do Sindojus agradece a cada oficial e oficiala que compareceu aos eventos e reafirma o seu compromisso com a valorização e a integração de todos os Oficiais de Justiça do Ceará, possibilitando que cada região seja ouvida e que a categoria siga unida e fortalecida.

descentralizaçãodescontraçãoatualizaçãoconfraternizaçõestroca de experiênciasInterior do EstadoOficiais de JustiçauniãoSindojusfortalecimento de laçosSindojus Cearáintegraçãolazer

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.