Sindojus-CE divulga relatório da viagem à Brasília e Cuiabá

07/03/2013

No dia 25/02, Liciane Tabosa e Mauro Xavier dirigiram-se ao escritório do advogado Rudi Cassel, em reunião agendada às 11h, que se estendeu após o intervalo de almoço até às 16h, para tratar de assuntos da categoria, mormente as ações judiciais que ficaram definidas para aquele causídico quando do Planejamento Estratégico 2013-2015 realizado em janeiro. Nesse interim, foram repassadas a este advogado diversas demandas, que serão intentadas de forma consecutiva e de acordo com os prazos estudados e definidos nesta reunião, de forma que até o início do segundo semestre estejam esgotadas todas as ações de sua responsabilidade, ressalvadas as que porventura possam surgir.

 

No dia 26/02, às 10h, reuniram-se na Sala 04 do Hotel Nacional, em Brasília, os diretores da Fenojus a fim de participarem de Assembleia Geral, que teve como pauta assuntos referentes à ratificação e fundação da Fenojus, dentre outros, tais como a resolução de problemas afeitos à lista de presença quando da fundação da entidade, podendo todo o teor desta reunião ser consultado quando da disponibilização de sua ata. Após seu término e do intervalo de almoço, o Presidente da Fenojus, João Batista, bem como os demais diretores, foram convidados a participar de uma coletiva de imprensa agendada às 16h no Ministério do Trabalho e Emprego, que teve como pauta a divulgação da nova Portaria que modifica as regras de criação e registro das entidades sindicais, tanto dos trabalhadores como patronais, bem como a nova forma de distribuição interna dos processos em andamento dentro daquele Ministério, o que será feito atendendo um critério cronológico. Nesta coletiva, foram entrevistados o Secretário das Relações de Trabalho, bem como o Ministro do Trabalho e Emprego, o Exmo. Sr. Brizola Neto. Encerrada a coletiva de imprensa, os dirigentes da federação retornaram ao Hotel Nacional para tratarem de outros assuntos da Fenojus, desta feita sob o título de Reunião Extraordinária da Diretoria, oportunidade em que foram discutidos diversos assuntos, tais como o preenchimento de cargo do Coordenador da Região Sul, definição do novo site virtual da entidade, bem como outros temas que serão publicizados quando da disponibilização da ata formal.

 

No dia 27/02, os diretores Mauro Xavier e Liciane Tabosa, ambos do Sindojus-CE, bem como os diretores Edvaldo Lima e Liuciente Farias, todos do Sindojus-PA, partiram para Cuiabá-MT, por volta das 11h, para lá tratarem de assuntos referentes ao Sindicato dos Oficiais de Justiça do Mato Grosso, haja vista o interesse desta entidade em integrar a federação. Inicialmente, estes diretores foram convidados a almoçar com os dirigentes da entidade mato-grossense, oportunidade em que foram discutidas as estratégias e temas que seriam abordados no dia subsequente em Audiência Pública.

 

Em 28/02, durante toda à tarde, foi realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso especialmente convocada pelos dirigentes sindicais deste Estado, que teve participação massiva de vários Oficiais de Justiça locais, oportunidade em que foram discutidos diversos problemas por que passa a categoria, bem como as respectivas soluções a serem adotadas. Também foi apresentada a Fenojus, seus ideais e objetivos, oportunidade em que foram a eles indagados se a categoria autorizava a adesão do sindicato à Federação, o que foi por todos unanimemente aceito. Insta ressaltar que nesta Audiência participaram os representantes do Sindojus-CE (incluindo João Batista, que somente teria chegado naquela data à Cuiabá em virtude de estar tratando de assuntos da categoria e da Federação em Brasília), Sindojus-PA, ambos representantes da Fenojus, bem como outras autoridades, tais como o representante da CGTB naquele Estado e a Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Mato Grosso – AOJUC. Insta ressaltar que quanto a este ato também foi redigida uma ata formal, a ser oportunamente disponibilizada.

 

No dia 01/03, os representantes do Sindojus do Pará e Ceará foram convidados pelos dirigentes do sindicato mato-grossense a participarem de um almoço de confraternização e comemoração da adesão daquele Estado à federação, oportunidade em que foram  revisados os temas discutidos na Audiência Pública, bem como traçadas as estratégias que serão traçadas por aquele sindicato para resolverem os problemas locais, que são muitos, tais como a percepção de diligências, que acabam por inviabilizar o aumento salarial, bem como a necessidade de implantação imediata da exigência de cargo de nível superior para nomeação no cargo.

 

Em 02/03, Liciane Tabosa, Mauro Xavier e João Batista finalizaram suas atividades, retornando para Fortaleza-CE, tendo então executado todas as atividades para as quais a viagem havia se proposto.

 

É o relatório.

 

Fortaleza, 04 de março de 2013.

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.