Em luta

Servidores realizam ato público na Alece para cobrar a inclusão do reajuste na Lei Orçamentária Anual (LOA)

O presidente da Assembleia se comprometeu a tratar com o governador para que os servidores não passem pelo atropelo que ocorreu neste ano, em que não houve negociação

18/12/2024
Fotos: Daniel Barroso/Sindojus Ceará

Servidores públicos estaduais realizaram hoje ato público na Assembleia Legislativa do Ceará pela inclusão do reajuste salarial na Lei Orçamentária Anual (LOA). A reivindicação, protocolada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) junto à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) no dia 11 de novembro, foi de correção de 8,67% – referente ao índice da inflação mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará de 2024 –, além do respeito à Lei nº 14.867/2011, que estabelece em 1º de janeiro a data-base dos servidores estaduais. Até o momento, no entanto, não foi apresentada nenhuma contraproposta por parte do governo do Estado.

O presidente eleito da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT), junto com o deputado De Assis Diniz (PT), da base do governo, receberam uma comitiva do Fuaspec, oportunidade em que trataram sobre os pontos da campanha salarial 2025 dos servidores públicos estaduais, enfatizando a importância do respeito à data-base, e reajuste de 8,67%. Ravenna Guimarães, coordenadora do Fuaspec, informou que o deputado Romeu Aldigueri se comprometeu a tratar diretamente com o governador Elmano de Freitas (PT) para que os servidores não passem pelo atropelo que ocorreu neste ano de 2024, em que não houve negociação.

“Nós fomos ‘tratorados’, quando soubemos o governador já estava na live anunciando o reajuste que, inclusive, passou longe do índice que a gente queria e só foi concedido na metade do ano, totalmente desrespeitando a data-base”, destacou Ravenna.

Presidente da Alece se compromete a mediar as negociações com o governo

O presidente da Alece se encarregou de tocar esse processo de negociação, juntamente com seus pares. “Ele até brincou que seria de ontem para hoje, ou seja, com o máximo de urgência. Falou que hoje ainda iria conversar com o governador”, complementou a coordenadora do Fórum Unificado.

Amanhã (19) o Fuaspec terá reunião na Seplag a qual já estava previamente agendada com o titular da pasta, Alexandre Cialdini. Ravenna disse que Romeu Aldigueri ligaria diretamente para o Cialdini para informar o posicionamento do governador e tentar trazer essa devolutiva na reunião de amanhã, na Seplag. “Nós vamos com muita força amanhã para a Seplag na esperança de que, de fato, o governo traga alguma contraproposta”, ressaltou Ravenna.

Representante da categoria dos Oficiais de Justiça reforça a importância do respeito à data-base

Durante a sua intervenção no ato, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, recordou que no ano passado, no Palácio da Abolição, o governador afirmou que respeitaria a data-base, o que não ocorreu.

“Esperamos que o governador mantenha a sua coerência, como teve como deputado que foi desta Casa, inclusive, defendendo os servidores públicos na qualidade de advogado, e possa manter a nossa data-base, que é 1º de janeiro. Se a gente chegar a um percentual e ele é pago daqui a quatro, cinco meses a inflação corrói, já bastam as perdas acumuladas que somam 32,54%, portanto, é fundamental que o que vier a ser acordado com o governo na mesa de negociação em termos de índice seja garantido já na data-base a partir de 1º de janeiro”, enfatizou.

Ato conjunto

O ato ocorreu conjuntamente com manifestação contra a pulverização de veneno por via de uso de drones, o que coloca em risco a saúde da população e é um ataque à Lei Zé Maria do Tomé, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol).

Reajuste salarial JÁ! Chuva de veneno nunca mais!

Renato RosenoVagner VenâncioFuaspecAleceRomeu AldigueriRavenna Guimarãesreajuste salarial JÁSindojuschuva de veneno nunca maisSindojus Cearáservidores estaduaisAto Público

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.