Diretoria em ação

Região do Cariri: Sindojus reitera solicitação de reposição de Oficiais de Justiça durante o “TJ em Movimento”

Durante visita do presidente do TJ à Sala dos Oficiais de Justiça do Crato, Vagner Venâncio pediu ao gestor atenção especial da administração diante da necessidade urgente de mais Oficiais de Justiça

17/09/2025
Fotos: Sindojus Ceará

A diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) esteve na última segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de setembro, na região do Cariri, onde acompanhou o projeto “TJ em Movimento” – iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que tem como objetivo fortalecer a interlocução entre a presidência e juízes(as) das comarcas do Interior. Depois de uma reunião administrativa com magistradas e magistrados que integram o 1º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, realizada no auditório do Fórum do Crato, o presidente da Corte, desembargador Heráclito Vieira Neto, acompanhado da secretária de Gestão de Pessoas, Jacqueline Lima, visitou a Sala dos Oficiais de Justiça do Crato, onde foi recepcionado pelo presidente Vagner Venâncio e pelo diretor Jurídico Carlos Eduardo Melo, além de oficiais e oficialas de Justiça da região.

Vagner Venâncio pediu ao gestor atenção especial da administração diante da necessidade urgente de mais Oficiais de Justiça, necessidade que fora confirmada pelo desembargador Heráclito Vieira Neto. Ele afirmou que por onde passa essa é uma reivindicação geral e que a administração está trabalhando para que seja possível a nomeação de mais Oficiais de Justiça.

Aproveitando a fala do desembargador, o diretor Carlos Eduardo Mello reiterou a solicitação para que, dentro dos requerimentos em tramitação, os quais o presidente do TJ já tem conhecimento, que haja uma olhar especial aos aprovados e aprovadas no concurso de 2022, ainda vigente, e que no próximo certame tenha um edital robusto, com muitas vagas de imediato e um amplo cadastro de reservas possibilitando à administração a reposição no quadro de Oficiais de Justiça, que está deficitário.

Reuniões no Crajubar 

Aproveitando a visita à região, os dirigentes realizaram, no último dia 15, reunião com oficiais e oficialas das comarcas de Barbalha e Juazeiro do Norte, e ontem do Crato, oportunidade em que falaram da campanha do Sindojus que será lançada na mídia mostrando a necessidade de reforço de Oficiais de Justiça no Interior e na Capital, além de informes gerais a respeito das demandas em tramitação junto à administração do TJCE e em nível nacional, sobretudo, no que diz respeito à PEC 23/2023 e ao reconhecimento do risco da atividade da categoria.

As reuniões contaram com a participação do Oficial de Justiça Rafael Rabelo, que relatou a sua experiência à frente da coordenadoria da Ceman de Juazeiro do Norte. Na oportunidade, o servidor explicou as medidas práticas de gestão que vem aplicando em Juazeiro do Norte, assim como a experiência vivenciada em Santa Quitéria, comarca de lotação anterior onde também atuou como coordenador da Central, além da experiência de gestão adquirida na iniciativa privada, antes de ingressar na carreira de Oficial de Justiça.

A presença da entidade no Cariri segue o mote da campanha que será lançada na mídia: “Uma justiça célere se faz com quadro de Oficiais de Justiça completo”, a qual luta por mais Oficiais de Justiça no Interior e na Capital. “Fizemos questão de marcar presença para mostrar a necessidade de mais Oficiais de Justiça no Estado. É por meio desse trabalho corpo a corpo que o sindicato busca que a administração tenha um olhar especial à categoria e faça as nomeações ainda possíveis no concurso vigente e realize um próximo concurso com muitas vagas para Oficial de Justiça”, destacou Carlos Eduardo Mello.

Carlos Eduardo MelloTJ em MovimentoSindojus CearálutaVagner VenâncioCrajubarreposiçãodiretoria em açãoquadromais Oficiais de JustiçaSindojusdesembargador Heráclito Vieira NetoTJCEvista

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.