Reajuste de servidores é para evitar ‘sucateamento’ do Judiciário, diz Gilmar Mendes

29/10/2009

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse nesta sexta-feira (23) que o projeto de reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário será proposto para evitar o “sucateamento” dos tribunais. A proposta aprovada no último dia 7 pelos presidentes dos tribunais federais prevê o aumento de 80,17%, mas ainda precisa ser ratificada em sessão administrativa do STF.
“Não podemos ter um sucateamento na área de recursos humanos. Nós estamos detectando que houve uma significativa elevação de salários de outras carreiras análogas as nossas de analista judiciário. Estamos percebendo que estamos perdendo quadro. As pessoas fazem os nossos concursos, mas em seguida vão para o Banco Central, Congresso”, destacou Mendes, em entrevista após a posse do novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
Embora o projeto deixe claro o reajuste salarial de 80%, Mendes afirmou que o percentual ainda não está definido. “Estamos tentando fazer esse ajuste. Não sabemos ainda o índice, mas estamos fazendo uma avaliação para propor o reajuste”, alertou.
A proposta prevê reajuste de 15% sobre o salário-base, mas o cálculo final do aumento é explicado pelo incremento na Gratificação Judiciária (GAJ), que passará de 50% para 135% sobre o valor total do vencimento básico. A remuneração inicial dos analistas, por exemplo, que hoje recebem R$ 6,5 mil, passará a R$ 11,8 mil.
Fonte: G1

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.