PALAVRA DO PRESIDENTE 1 – SOBRE O SITE E A ABERTURA PARA COMENTAR AS NOTÍCIAS

02/04/2010

Diante de tantas ferramentas da comunicação disponíveis, acreditamos ser a internet a de maior alcance, principalmente, pelo seu baixo custo em relação às demais mídias ainda existentes como jornal, revista, televisão, rádio, etc… Considerando esta situação, um dos primeiros projetos executados pela atual diretoria do SINCOJUST foi justamente se moldar aos novos tempos e não fazer uma “reformulação no seu antigo site”, mas, simplesmente, criar um novo site com um novo formato e uma nova linguagem e que, na medida do possível, pudesse disponibilizar o maior número de informações possíveis a todos os Oficiais de Justiça do Estado do Ceará.

Hoje, o Oficial de Justiça filiado ao SINCOJUST da sua própria casa ou de qualquer lugar do mundo onde exista um ponto de internet, tem acesso à prestação de contas do seu sindicato, acesso aos contratos dos convênios, acesso às petições das ações Judiciais e Administrativas, dentre dezenas de outras informações de seu interesse que, em outros tempos, só teria acesso às mesmas, caso se dirigisse à sede do sindicato para obtê-las.

Lançado no final de outubro de 2009, o novo site do SINCOJUST é uma ferramenta de comunicação que orgulha muito a atual diretoria e, em conseqüência, a todos os Oficiais de Justiça do Estado, tanto é que já está sendo tomado como referencial para a feitura de outros sites por outros sindicatos de Oficiais de Justiça pelo País afora. Para terem uma idéia do sucesso que é o nosso site, hoje, passados poucos mais de cinco meses de seu lançamento, ele conta com mais de 64.000 visitas, perfazendo uma média de mais de 12.000 acessos por mês. Lembramos ainda, que ele não é acessado só por Oficial de Justiça, mas por todos os servidores do Judiciário Cearense, bem como por servidores dos Judiciários de outros Estados.

Como todos sabem o processo de evolução de um site nunca acaba, sendo, vez por outra, acrescida alguma funcionalidade ao mesmo para que ele possa alcançar o seu objetivo que é congregar a categoria e levar a informação a todos, indistintamente. Dentre as funcionalidades recentemente lançadas a que mais fez sucesso foi a dos leitores das notícias do site puderem comentá-las, ou seja, os leitores passaram de uma situação passiva (meros leitores) para uma situação ativa (fazer comentários). Desta forma, a interação entre os seus leitores (Oficiais de Justiça, servidores e outros) ficou mais intensa e, assim, as diversas opiniões individuais dos colegas puderam ser compartilhadas com um maior número de colegas, trazendo ao debate as inúmeras discrepâncias existentes dentro das categorias, bem como dentro do próprio Poder Judiciário.

No que ser refere aos Oficiais de Justiça, esta discussão em público (já que a internet é aberta a todos) de situações inerentes, exclusivamente, à categoria trouxe, em determinado momento, alguns dissabores e incompreensões por parte de alguns Oficiais de Justiça, mas, por outro lado, serviu para que a diretoria tivesse uma “fotografia real e instantânea” do sentimento e do que “pensa” alguns colegas Oficiais de Justiça e, por que não dizer, do “sentimento” dos demais colegas servidores que, também, podem comentar as notícias aqui veiculadas.

Muito bem, feitas estas considerações venho agora tecer minha opinião sobre alguns comentários que foram encaminhados à administração do site e que, por vários motivos não foram e, talvez, não o serão disponibilizados no site.

Alguns comentários foram bloqueados pela moderação em virtude de trazerem em seu conteúdo agressões verbais e pessoais a alguns colegas Oficiais ou a membros da diretoria. Outros foram bloqueados em razão de não terem sido identificados os seus Autores. Estes são os conhecidos “fakes” e, neste tocante, informamos a todos que nos próximos dias, como forma de segurança, estaremos exigindo de quem queira comentar as notícias os seguintes dados:

NOME COMPLETO
NOME PELO QUAL É CONHECIDO (APARECERÁ NO SITE)
CARGO OU FUNÇÃO QUE OCUPA (APARECERÁ NO SITE)
LOCAL DE LOTAÇÃO (APARECERÁ NO SITE)
MATRÍCULA (APARECERÁ NO SITE)
CIDADE/ESTADO (APARECERÁ NO SITE)
TELEFONE PARA CONTATO
COMENTÁRIO (APARECERÁ NO SITE)

Lembramos que o espaço de comentários é disponível a todos, mesmo para aqueles que não sejam servidores, mas, para que isso seja possível, é necessário que sejam fornecidos dados mais concretos de sua identificação e que seus autores tenham a responsabilidade de seu conteúdo, pois o SINCOJUST não se responsabiliza pelos comentários disponibilizados. A própria Constituição Federal garante a liberdade de manifestação de pensamento, vedado o anonimato.

Por último, chegamos ao que acreditamos ser o ponto mais delicado a ser tratado. Alguns comentários foram bloqueados (na verdade quatro comentários) em virtude de trazerem um cunho eminentemente “político” em relação à política sindical defendida pela atual diretoria e contrária ao interesse do SINCOJUST, principalmente, no que se refere à defesa de outras entidades (SINSPOJUCE e …). Estamos falando mais especificamente da defesa feita por alguns colegas que sabemos terem uma “afinidade pessoal” e/ou um “ciclo de amizade muito forte” com os representantes daquelas entidades, ou seja, estas pessoas estão umbilicalmente envolvidas emocionalmente e levando para o lado pessoal situações que deveriam ser tratadas a nível institucional.

Sobre este ponto, tenho a convicção de que não estou escrevendo para pessoas leigas ou desinteressadas, pelo contrário, os colegas que estão nesta leitura são pessoas muito esclarecidas para compreenderem a posição que eu, como presidente do SINCOJUST e, por conseqüência, representante de todos os Oficiais de Justiça do Estado Ceará, devo tomar em certas ocasiões e, assim, ter que me abster emocionalmente de certas picuinhas e defender com unhas e dentes a categoria da qual faço parte e pela qual assumi a responsabilidade de defendê-la.

Desta forma, quero deixar claro a todos que, assim como divulgamos os elogios, divulgamos, também, todas as críticas responsáveis e construtivas à atual diretoria (vejam as críticas sobre a contribuição sindical, dentre outras), até porque elas servem para que possamos corrigir o rumo, caso estejamos fugindo dele. No entanto, tenham certeza que nenhum comentário contrário ao interesse da categoria (e aqui não falo de interesse contrário da diretoria) dos Oficiais de Justiça será disponibilizado neste site (não adianta insistirem), assim como acredito que nenhum outro dirigente sindical o faria.

Para terminar, agradeço a todos os colegas Oficiais de Justiça e servidores que, até agora, comentaram as notícias e que continuem mandando seus comentários que serão, com certeza, disponibilizados no site, sejam fazendo elogios, sejam fazendo críticas construtivas, sejam apontando os erros da nossa diretoria, pois sabemos que só quem tem a ganhar é o Oficial de Justiça, bem como o servidor do Judiciário Cearense de um modo em geral. Lembramos, ainda, que na primeira semana de Abril estaremos disponibilizando uma nova ferramenta no site que é o “Fórum de Debates”, sendo este mais um espaço de discussão dos problemas existentes em nosso Judiciário.

Um abraço a todos e estamos às ordens!

Mauro Xavier de Souza
Presidente do SINCOJUST

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.