Reconhecimento

Oficiais de justiça tomam posse na magistratura cearense nesta sexta-feira (20)

17/01/2023
Yuri Collyer de Aguiar e Dayana Tavares serão empossados na próxima sexta, em cerimônia transmitida pelo YouTube

Mais dois Oficiais de Justiça passarão a engrossar as fileiras da magistratura cearense. Yuri Collyer de Aguiar e Dayana Tavares estão entre os 23 novos juízes a serem empossados na próxima sexta (20). Yuri assumirá a comarca de Tabuleiro do Norte, enquanto Dayana segue para Alto Santo.

A solenidade será na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), às 16h, com transmissão ao vivo pelo Canal do TJCE no YouTube.

Parceria do oficialato

Yuri Collyer atuou por 12 anos como Oficial de Justiça em três comarcas no interior do Ceará, a última delas em Caucaia. Nesse período, conheceu a realidade de favelas e pequenas comunidades, distantes não apenas dos centros como também de muitos serviços essenciais.

 

Os anos de atuação no interior cearense deram a Yuri Collyer um olhar sensível para a situação das comunidades

Embora boa parte do trabalho de oficial seja solitário, num cotidiano de grandes deslocamentos em diligência, o apoio dos colegas foi sempre de grande valia. “O contato com a população me fez amadurecer bastante e valorizar as coisas que mais importam na vida. E ao longo do caminho fiz grandes amigos dentro do oficialato, que levarei para a vida”.

Olhar humanizado

Já para Dayana Tavares, que atuou nas comarcas de Quixadá e Jaguaretama, as atribuições do oficial de Justiça permitiram a ela ter um contato diferenciado com os efeitos da atuação judiciária.

“Como oficiala de Justiça, percebi, na prática, a concretização da ordem judicial. Senti toda a dificuldade de localizar as partes para que a máquina judiciária funcionasse, com audiências, júris, cumprimentos de busca e apreensão etc. Ser oficiala me mostrou a realidade da rua, das famílias alcançadas e a efetivação do cumprimento das mais diversas decisões judiciais”, ressalta.

Tornar-se juíza é a realização de um sonho para Dayana Tavares, sem esquecer a vivência de oficiala de Justiça


Para a futura juíza, a magistratura é um instrumento de justiça em prol da sociedade, através de decisões justas e imparciais, com base na Constituição e nas leis do ordenamento jurídico. Por isso, nunca se deve perder a dimensão humana ao decidir, algo que os anos como oficiala de Justiça levará como bagagem.

“Essa visão do que acontece externamente é fundamental para compreender que a efetividade de uma decisão, pois a condição de magistrada vai muito além de decidir. Afinal, não são apenas processos, são vidas. Este e outros fatores me motivaram a lutar por esse sonho”.

Felicitações

Em nome de toda a categoria, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) agradece pelo tempo que Yuri e Dayana exerceram o cargo de oficial, tendo trabalhado de forma exemplar. Essa conquista engrandece e valoriza muito os oficiais de Justiça do Ceará, pois, a partir de agora, serão mais dois colegas como juízes dentro do Poder Judiciário cearense.

O presidente do Sindojus-CE, Vagner Venâncio, parabeniza Yuri e Dayana. “O oficialato cearense perde dois profissionais valorosos, mas a Justiça ganha dois juízes com uma vivência diferenciada da prestação jurisdicional. Nossa luta é mostrar que todas as carreiras jurídicas são importantes, cada um com as suas atribuições. E que uma atuação colaborativa e horizontal fortalece a efetividade da Justiça”.

possetroca de experiênciasconcurso público TJCEjuizex-oficial
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.