Capacitação

Novos Oficiais de Justiça cumprem formação inicial para servidores

O presidente Vagner Venâncio e o diretor jurídico Carlos Eduardo Mello também integraram a capacitação reforçando a formação dos novos oficiais com orientações para atuação no exercício da profissão

08/11/2024
Foto: Secap

Os dois novos Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, no período de 4 a 8 de novembro, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC) do curso de formação inicial para novos servidores promovido pelo Tribunal em parceria com o sindicato. Com uma carga horária de 26 horas-aula, a formação abordou temas diversos, dentre eles: plano estratégico do Judiciário cearense e a estrutura do poder judiciário; metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tabelas processuais; aspectos práticos relacionados aos sistemas Processo Judicial Eletrônico (PJe) e Cadastro de Processos Administrativos (CPA); programas promovidos pelo TJCE, como o Lideranças Femininas e o Programa Vida em Equilíbrio, dentre outras temáticas. 

Hoje (8), Sidney Filho, Oficial de Justiça da comarca de Caucaia e professor universitário, promoveu a formação sobre a prática dos oficiais intitulada “Mandados, Ética e Técnicas: Capacitação para Oficiais de Justiça do TJCE”. O oficial e pós doutor falou sobre a rotina do Oficial de Justiça; os cuidados a serem tomados durante as diligências; os principais sistemas que os oficiais têm acesso para cumprir os mandados judiciais; a relação do oficial com as partes, advogados e magistrados; a elaboração de documentos como as certidões e os autos, além de dicas sobre como se portar diante de situações adversas inerentes à carreira. 

O presidente do Sindojus-CE Vagner Venâncio e o diretor jurídico Carlos Eduardo Mello também integraram a capacitação durante o período da manhã, reforçando a formação dos novos oficiais com orientações práticas e éticas. Os dirigentes abordaram o papel do sindicato na luta contínua por melhores condições e pela valorização da categoria, destacando importantes avanços conquistados, como a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) e a isonomia salarial. Vagner situou os novos oficiais sobre os constantes esforços do sindicato junto à administração do tribunal para assegurar a nomeação de novos oficiais e garantir a reposição de vagas no interior e na Capital. Beth Matos, da equipe de Seção de Capacitação (Secap) do TJCE participou junto aos dirigentes do momento de integração.

Integração com o Sindojus

O encerramento da formação se dará amanhã, sábado (9), pela manhã, na sede do sindicato, ocasião em que os novos oficiais terão a oportunidade de conhecer os demais normativos, sanar eventuais dúvidas e receber orientações adicionais antes de iniciarem suas atividades no cargo de Oficial de Justiça, a partir da próxima semana, nas comarcas de Independência e Viçosa do Ceará.

sede do sindicatoindependênciaViçosa do CearásistemasnomeaçãodocumentoSindojus-CErelaçãovalorizaçãoportarrotinanormativosreposiçãomelhores condiçõescuidadoscurso de formação
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.