Ideia Legislativa visa a incluir o Oficial de Justiça como carreira típica de Estado
Para ser encaminhada para debate pelos senadores, a proposta precisa atingir 20 mil apoios até 11 de agosto deste ano. Vote e apoie essa ideia!
O portal E-Cidadania, do Senado Federal, lançou para votação uma Ideia Legislativa que visa a incluir artigo na Constituição Federal, no capítulo do Poder Judiciário, instituindo o Oficial de Justiça como carreira típica de Estado, promovida por concurso público, reconhecendo a importância de sua função na prestação jurisdicional e a necessidade de qualificação em razão de suas atribuições legais. A Ideia foi proposta por César Augusto Caon Demarchi, de Santa Catarina.
Prazo
As Ideias Legislativas ficam abertas para votação por quatro meses, portanto, o prazo para alcançar os 20 mil apoios necessários para que a proposta seja debatida pelos senadores é até o dia 11 de agosto. Alcançada essa meta, ela será encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e formalizada como Sugestão Legislativa, nos termos do art. 6º, parágrafo único, da Resolução nº 19, de 2015, e do art. 102-E, do Regimento Interno do Senado. Na CDH, a Ideia Legislativa será debatida pelos parlamentares e, ao final, receberá um parecer.
Essencial
O Oficial de Justiça é essencial para a prestação jurisdicional, exerce atividade de risco e realiza atos que requerem qualificação específica, como a avaliação de bens, penhora, busca e apreensão etc.
Para APOIAR essa iniciativa clique AQUI.
*Com informações do portal E-Cidadania, do Senado Federal.