Campanha Salarial 2026

Fuaspec e Governo do Estado não avançam nas negociações do reajuste salarial dos servidores

Executivo propôs 5% parcelado, mas o Fórum manteve o índice de 5,5%, com base no IPCA e no crescimento do PIB. A luta é por ganho real, para reduzir o acumulado de perdas, que de 2014 a 2025 já soma 32,5%

Por: Luana Lima 11/02/2026
Fotos: Luana Lima/Sindojus Ceará

7,74% foi o índice de reajuste reivindicado na Campanha Salarial 2026 dos servidores e das servidoras estaduais apresentado à mesa de negociação pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). Depois de dois dias de intensas negociações no Palácio da Abolição, encerradas na tarde de hoje, o Governo do Estado e o Fórum Unificado não chegaram a um consenso em relação ao índice de reajuste a ser concedido pelo executivo estadual.

Nilson Cardoso, membro da coordenação do Fuaspec e diretor do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), informou que ontem as tratativas foram encerradas com a contraproposta do governo de 4,5%. O Fórum, no entanto, apresentou contraproposta de 5,5%, sendo 4,26% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 1,24% correspondente à metade do crescimento do PIB do Estado.

Impasse nas tratativas

Hoje, as negociações foram retomadas a partir das 10h30, estendendo-se até as 15h, oportunidade em que o governo propôs 4,26% a partir de janeiro e 0,5% a partir de setembro. De imediato, a proposta foi rechaçada pelos representantes dos servidores. O Fuaspec manteve a contraproposta de 5,5% e o governo sugeriu então 4,26%, retroativo a 1º de janeiro e 0,74% a partir de setembro, totalizando 5%. A coordenação do Fórum avaliou que o índice estava muito aquém do percentual que inicialmente estava sendo pleiteado. Diante do impasse, as negociações foram encerradas sem a definição de um índice de reajuste.

“É importante destacar que a redução que foi feita ontem pelo Fuaspec representava redução de 29% diante do que apresentamos inicialmente e o que o governo avançou foi apenas 6%, então o equilíbrio estava muito desvantajoso para os servidores. A gente espera que o governo avance mais, mas esse avanço ainda não foi a contento do que estávamos esperando”, frisou Nilson Cardoso.

Lúcio Maia, assessor técnico do Fuaspec e presidente do Conselho Curador da Fundação Sintaf, enfatiza que o governo do Estado tem margem para negociar, uma vez que o Ceará está bem orçamentariamente e, portanto, só depende de boa vontade política.

Categorias deverão continuar mobilizadas

“Esse é o momento de as categorias continuarem mobilizadas, mostrando a sua insatisfação diante do que foi proposto e lutando cada vez mais por um reajuste com ganho real”, frisa Fernanda Garcia, diretora do Sindojus.

De 2014 a 2025, o acumulado de perdas salariais dos servidores e das servidoras do Estado do Ceará já soma 32,5%, tendo como base o IPCA do período, conforme aponta estudo técnico elaborado pelo Fórum.

As negociações ocorreram entre a coordenação do Fuaspec e o secretário Executivo de Articulação Política do Governo, Miguel Braz Moreira; o secretário Executivo de Gestão de Pessoas da Seplag, José Garrido Braga Neto; com intermediação do deputado Guilherme Sampaio (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); e da deputada Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora da Alece.

Próxima rodada de negociação ainda não tem data 

Ainda não há definição de quando a próxima rodada de negociações deverá ocorrer. O Sindojus, juntamente com o Fuaspec, sindicatos e associações dos servidores públicos estaduais continuará firme na luta pela valorização do serviço público, em busca de melhores condições de vida aos servidores(as) e pela recuperação do poder de compra de quem mantém a máquina estatal em pleno funcionamento.

governo do EstadoOficiais de Justiça em lutanegociaçãoFuaspeccampanha salarial 2026SindojusSindojus Ceará

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.