Fuaspec e governo do Estado chegam a acordo e índice de reajuste é definido em 5,83%
O governador do Estado, Elmano de Freitas, informou que enviará de imediato à Assembleia Legislativa a mensagem do reajuste, para que possa ser apreciada naquela Casa
Depois de três rodadas de negociação, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e o governo do Estado chegaram a acordo e o índice de reajuste a ser concedido às servidoras e aos servidores do Estado, referente à campanha salarial 2025, é definido em 5,83%, sendo 4,83% na folha do próximo mês, retroativo ao mês de janeiro, em respeito à data-base, e mais 1% em setembro. Em anúncio feito depois das tratativas de hoje, no Palácio da Abolição, o chefe do executivo estadual informou que enviará de imediato à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a mensagem do reajuste, para que possa ser apreciada naquela Casa.
“Realizamos agora a terceira reunião de negociação com Fuaspec e para a nossa alegria, que apostamos no diálogo, chegamos a um entendimento para o reajuste das categorias do serviço público do Estado do Ceará para o ano de 2025”, informou o governador. “Primeiro, a garantia de reajuste retroativo, portanto, servidores e servidoras, os dirigentes lutaram a todo momento para garantir o retroativo, e eu concordo. É muito importante o reconhecimento da data-base dos nossos servidores”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.
Enquanto as negociações ocorriam, servidoras e servidores, com irreverência e no ritmo de Carnaval, protestaram no bloquinho “Libera o meu aumento aí”, em ato realizado no cruzamento das ruas Tenente Benévolo com Silva Paulet, no entorno do Palácio da Abolição, quando o trânsito local ficou temporariamente interrompido.
Índice concedido se deve à mobilização dos servidores, salienta a coordenadora do Fuaspec
Em vídeo gravado depois da reunião com o governador, a coordenadora do Fuaspec, Ravenna Guimarães, agradeceu ao Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) por participar ativamente desse processo de negociação junto ao Fórum Unificado e ao governo do Estado.
“Depois de uma negociação bastante densa nós conseguimos hoje arrancar do governo um índice acima da inflação, de 5,83%. A gente considera que foi um ganho, tendo em vista que nós viemos aqui para arrancar do governo um índice para além da inflação e de fato conseguimos, com a força da mobilização de todos os servidores aqui presentes e a gente agradece ao Sindojus por estar com a gente nessa luta junto com os servidores públicos do Ceará. Só a luta muda a vida”, destacou Ravenna.
Em nome da categoria dos Oficiais de Justiça, o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, agradeceu e parabenizou a coordenação do Fuaspec pelo trabalho, pela luta e determinação na condução dos trabalhos. Exaltou ainda a habilidade e competência do Fórum quando das negociações na semana passada apresentou a contraproposta de 6,4%, incluindo 1,5% referente à perda no governo Elmano.