FOGO “AMIGO” – PARA REFLETIR !!!

20/09/2010

COMO MATAR (OU, PELO MENOS, TENTAR MATAR) SUA ENTIDADE DE CLASSE (SINDICATO):

Doze conselhos infalíveis para fazer sua entidade de classe fracassar

1. Não freqüente a entidade, mas, quando for lá, ache algo para reclamar.

2. Se comparecer a qualquer atividade, encontre falhas no trabalho de quem está lutando pela classe.

3. Nunca aceite uma incumbência. Lembre-se de que é mais fácil criticar que realizar.

4. Se a diretoria pedir a sua opinião sobre o assunto, responda que não tem nada a dizer. Depois, espalhe como deveriam ser feitas as coisas.

5. Não faça nada além do necessário. Porém, quando a diretoria estiver trabalhando com boa vontade e com interesse para que tudo corra bem, afirme que sua entidade está dominada por um grupinho.

6. Não leia o jornal ( ou site) da entidade e muito menos os comunicados. Afirme que ambos não publicam nada de interessante e, melhor ainda, diga que não os recebe regularmente.

7. Se for convidado para qualquer cargo, recuse alegando falta de tempo e depois critique com afirmações do tipo: “essa turma quer é ficar sempre nos cargos…”

8. Quando tiver divergências com um diretor, procure com toda intensidade vingar-se da entidade e boicotar seus trabalhos.

9. Faça ameaça de abrir processo ético e envie cartas ao quadro de sindicalizados com acusações pesadas à diretoria.

10. Sugira, insista e cobre a realização de cursos e palestras. Quando a entidade realizá-los, não se inscreva nem compareça, alegando que as datas eram inadequadas.

11. Se receber um questionário da entidade solicitando sugestões, não preencha, e se a diretoria não adivinhar as suas idéias e pontos de vista, critique e espalhe a todos que é ignorado.

12. Após toda essa colaboração espontânea, quando cessarem as publicações, as reuniões e todas as demais atividades, enfim, quando sua entidade morrer, estufe o peito e afirme com orgulho: ‘’Eu não disse?’’

FONTE: Artigo publicado na revista Tecnopan, n.º 217, da ABIP – Associação Brasileira da Indústria da Panificação. (09/2006), por Ernesto Artur Berg.

ACRESCENTARÍAMOS MAIS DOIS CONSELHOS PARA TENTAR ACABAR COM SEU SINDICATO:

13. Forme grupos e sempre se faça de vítima, diga que o sindicato nunca fez nada por vocês, pelo contrário, só atrapalhou, sendo isso motivo bastante suficiente para dar um chilique. Aproveite a oportunidade e ameace desfiliar-se, achando que, com isso, estará prestando um grande serviço para a sua categoria e

14. Sempre alerte a todos sobre um defeito da diretoria, seja, um erro de português, seja uma postura contrária ao seu pensamento, afinal de contas, os diretores de seu sindicato não são seres humanos e, portanto, não estão sujeitos aos erros dos reles mortais, não é mesmo?

OBSERVAÇÕES NOSSAS:

I) Sempre estaremos abertos às críticas construtivas, pois em muitas oportunidades elas acabam corrigindo determinados atos que, às vezes, erroneamente, cometemos ao longo da caminhada. Entretanto, essas críticas devem ser feitas com respeito ao ser humano que, transitoriamente, está em uma função da diretoria. Lembre-se que esta função é exercida de forma voluntária pelos diretores que dedicam seu tempo, muitas vezes sacrificando o convívio familiar, na busca de melhorias para todos os Oficiais de Justiça e respeito é o mínimo que podemos exigir.

II) O SINCOJUST é a ÚNICA entidade de classe que legalmente tem legitimidade para atuar na defesa dos interesses da classe dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará, portanto, valorize seu sindicato, pois ele é uma ferramenta essencial para atuar contra os desmandos, o autoritarismo, o abuso de poder e o desrespeito à CF/88 e às leis, por parte dos detentores do poder, pois, como tudo na vida, este poder também é transitório.

III)Por último, DESISTAM DE BATER NO SINCOJUST, POIS NOSSO SINDICATO, BEM COMO A CATEGORIA DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA É IGUAL A MASSA DE BOLO, OU SEJA, QUANTO MAIS SE BATE MAIS CRESCE.

AGUARDEM, NOSSOS PRÓXIMOS PASSOS!!!

AH! E SÓ PARA LEMBRAR,

O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS!!!

DIRETORIA DO SINCOJUST

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.