Em entrevista, Comissão Eleitoral sana possíveis dúvidas sobre a eleição 2021 do Sindojus Ceará
Por causa das medidas sanitárias impostas pela pandemia, pela primeira vez o processo será realizado todo de forma virtual. Como será o sistema de votação e a importância de manter os dados cadastrais atualizados são alguns dos assuntos abordados. Confira!
A eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) para o triênio 2021-2024 está chegando e, para tornar o processo ainda mais transparente e sanar possíveis dúvidas dos sindicalizados, a comunicação da entidade realizou uma entrevista com os integrantes da Comissão Eleitoral, a qual é formada pelos oficiais e oficialas de Justiça: Francisco César Gonçalves da Silva Filho, Mariana Pinheiro Rabelo Soares, Leonel Maia e Silva Neto, Camila Pinheiro Rabelo Soares, Maria Joselini Mendonça de Holanda e Gustavo Caçula Silva.
Por causa das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, pela primeira vez o processo será realizado todo de forma remota. Mas afinal, como será o sistema de votação? Como foi feita a escolha da empresa que esta à frente da organização do pleito? Por ser virtual, o processo será mais ou menos oneroso aos cofres do sindicato? O sigilo do voto está garantido? Quantos eleitores estão aptos a votar? Qual a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto à Secretaria? Quem não receber a senha para votar on-line, como deverá proceder? E qual a data limite para atualização cadastral, estão entre os assuntos abordados. Confira na íntegra!
Sindojus – Qual será a data da eleição e como será o sistema de votação?
Comissão Eleitoral – Conforme decidido na primeira reunião da Comissão Eleitoral ficou acertada a data do dia 27 de maio para a escolha da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindojus Ceará. A Comissão Eleitoral respeitando, inclusive, a previsão estatutária de utilizar sistemas eletrônicos de votação, decidiu realizar o pleito com a empresa ElejaOnline, que possui amplo know-how no assunto.
Sindojus – Como se deu a escolha da empresa?
Comissão Eleitoral – Nós, da Comissão Eleitoral, manifestamos grande preocupação com o sigilo do voto e a segurança do pleito. Sabemos que sistemas eletrônicos falham e, para prevenir, precisamos nos cercar das melhores práticas de governança. Nisso, sobressaiu-se a expertise da ElejaOnline, que é responsável pela realização de eleições eletrônicas em diversas empresas em nível nacional, como grupo Globo, Shell, Unimed, clubes de futebol, sindicatos, associações profissionais etc.
Sindojus – Por ser virtual, o processo será mais ou menos oneroso aos cofres do sindicato?
Comissão Eleitoral – Essa foi outra preocupação da Comissão: garantir a segurança e a inviolabilidade da eleição e, se possível, garantir economia aos cofres do sindicato. Apesar de os custos não estarem finalizados, tendo em vista que ainda haverá gastos a serem realizados, a expectativa é de que este pleito custe em torno de 1/8 do anterior (de 2018), o que representa economia da ordem de 87%.
Sindojus – Há quantos eleitores aptos a voto?
Comissão Eleitoral – De acordo com documentação disponibilizada pela Secretaria do Sindojus há 728 oficiais e oficialas aptos a votar.
Sindojus – Como se dará a dinâmica da eleição?
Comissão Eleitoral – No dia 25 de maio, ou seja, dois dias antes do pleito, todos os 728 eleitores receberão em seu e-mail pessoal e telefone celular, conforme consta no cadastro da Secretaria do Sindojus, uma mensagem eletrônica e um SMS com os dados necessários para se logar no site onde será realizada a votação. No dia 27 de maio, data da eleição, o sindicalizado deverá acessar o site informado via e-mail e SMS, fazer o login com os dados fornecidos e exercer seu direito de voto. Ao final, é possível, caso deseje, imprimir um comprovante de votação. É importante ressaltar que somente será possível registrar o voto das 8h às 17h do dia 27 de maio; e que a senha é pessoal e intransferível. Para evitar problemas é fundamental manter os dados cadastrais atualizados na Secretaria do Sindojus.
Sindojus – Quem não receber a senha, como deverá proceder?
Comissão Eleitoral – Na hipótese de não ter recebido, no dia 25 de maio, os dados necessários para exercer o seu direito de voto, é preciso entrar em contato com a Secretaria do Sindojus para realizar a atualização cadastral. O ideal é que esse procedimento seja feito o quanto antes para ajudar na melhor condução dos trabalhos.
Sindojus – Qual a data limite para a atualização cadastral?
Comissão Eleitoral – Para o carregamento do sistema de voto no site, infelizmente, essa atualização cadastral de última hora só poderá ser realizada até a véspera da eleição, ou seja, o dia 26 de maio.
Sindojus – O processo será todo virtual ou quem desejar terá a opção de votar presencialmente?
Comissão Eleitoral – Por causa das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações nos locais de votação, infelizmente não será possível o voto presencial. A Comissão teve a preocupação de procurar um sistema de votação seguro e íntegro, visando a garantir a mesma lisura do processo que já ocorria nos pleitos anteriores. Dessa forma, o sindicalizado pode ficar despreocupado, pois a votação virtual terá a mesma eficácia do voto realizado da forma tradicional.
Sindojus – Quanto tempo depois de encerrada a eleição será divulgado o resultado?
Comissão Eleitoral – Assim como nas eleições que contávamos com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a totalização dos votos virtualmente é imediata, de modo que, encerrada a votação, o resultado será conhecido em poucos minutos.
Sindojus – Quando a Comissão Eleitoral se reunirá novamente?
Comissão Eleitoral – Tendo em vista que a organização do pleito se encontra finalizada, a Comissão terá nova reunião na véspera da eleição para fazer testes finais no sistema de votação e decidir sobre eventuais pendências que possam ocorrer.