Conquista

Criação de 22 cargos de Oficial de Justiça é aprovada pelo Pleno do TJCE

Outros avanços dizem respeito à solicitação, por parte dos servidores, de conversão em pecúnia das folgas dos plantões judiciários e alterações na resolução do auxílio-saúde

28/07/2023
Foto: TJCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, na sessão de ontem, matérias de interesse dos servidores e, em especial, dos Oficiais de Justiça. A principal delas é a que cria, por transformação, 22 cargos efetivos de Oficial de Justiça de nível superior, os quais deverão ser providos a partir do exercício financeiro de 2024. O projeto de lei será submetido à apreciação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A administração informa que a medida tem como base estudos técnicos e levantamentos realizados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SGP) do TJ, que considerou o aumento da demanda nos últimos cinco anos.

Vagner Venâncio, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), comemora essa importante conquista, uma vez que esses novos cargos reforçarão a força de trabalho nas comarcas de entrância inicial, intermediária e final. “É uma vitória memorável que permitirá um distribuição mais equânime de mandados, para que os oficiais e oficialas possam ter redução da sobrecarga de trabalho e voltar a ter os fins de semana de lazer com a família, pois estamos trabalhando de segunda a segunda. É uma vitória da categoria e, principalmente, dos jurisdicionados. Com mais Oficiais de Justiça a prestação jurisdicional se tornará cada vez mais célere”, observou.

“É uma vitória da categoria e, principalmente, dos jurisdicionados. Com mais Oficiais de Justiça a prestação jurisdicional se tornará cada vez mais célere”, destaca o presidente Vagner Venâncio.

Com a criação desses 22 cargos significa que metade do cadastro de reserva do concurso público realizado no ano passado, na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, será chamado. O certame ofertou 10 vagas, mais 60 do cadastro de reserva. As 10 vagas foram preenchidas neste ano, na gestão do desembargador Abelardo Benevides. Outros 8 aprovados(as) foram convocados no dia 3 de julho, já entregaram a documentação e os exames médicos, e aguardam para tomar posse. O 9º convocado tem perícia médica marcada para a próxima segunda-feira (31). A expectativa é de que a posse, entrada em exercício e o curso de formação ocorram até meados do próximo mês de agosto.

“Reputo como uma das grandes conquistas, a iniciar pela realização do concurso público. Além de ter as 10 vagas já preenchidas termos a metade do cadastro de reserva a ser convocado. Parabenizo toda a categoria, a diretoria do sindicato e a presidência do Tribunal de Justiça, na pessoa do desembargador Abelardo Benevides, que tem se pautado pelo diálogo junto à entidade. Continuaremos firmes para que, dentro da validade do concurso, esgotemos todo o cadastro de reserva e possamos oferecer uma prestação jurisdicional por excelência”, complementa Vagner Venâncio.

Foto: TJCE

Servidores poderão solicitar conversão em pecúnia das folgas dos plantões

Outra importante vitória diz respeito à conversão em pecúnia das folgas obtidas no plantão judiciário para os servidores, assim como já é feito pelos magistrados. A regulamentação consta na Resolução do Órgão Especial nº 17/2023, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de ontem. A publicação estabelece que, caso não seja possível a compensação dos dias trabalhados no mesmo ano, os dias de folga a que têm direito os servidores e servidoras poderão ser convertidos em pecúnia, o que é um pleito do Sindicato dos Oficiais de Justiça formulado ainda na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, que está sendo materializado pela atual gestão.

Avanços no auxílio-saúde

O Pleno aprovou ainda alterações na Resolução do Órgão Especial nº 18/2021, com importantes avanços para servidores e magistrados. As mudanças constam na Resolução nº 18/2023, publicada no DJE de ontem. Independente da faixa etária, o benefício fica fixado em 8% do vencimento base da carreira SPJNSE08. Para magistrados e magistradas, o percentual será de 8% do subsídio do(a) requerente. Além disso, magistrados e servidores que tenham dependentes com deficiência ou portadores de doença grave, e aqueles com idade superior a 50 anos poderão ter acréscimo de 50% sobre o valor do reembolso. As mudanças são válidas para despesas realizadas a partir de 1º de julho de 2023.

A Gerência de Desenvolvimento e Assistência à Saúde do TJCE esclarece que será realizado um recadastramento geral para aplicação da nova resolução, a ser divulgado na intranet. No caso de dependentes com deficiência ou portadores de doença grave será necessária a comprovação prévia, a qual deverá ocorrer no momento do recadastramento.

Confira a minuta do projeto de lei – AQUI
Confira a Resolução do Órgão Especial nº 17/2023 – AQUI
Resolução do Órgão Especial nº 18/2023 – AQUI

auxílio saúdeplantões judiciáriosdesembargador Abelardo Benevidesconversão em pecúniaOficial de JustiçaSindojusTJCESindojus Cearácargocriação
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.