Caravana solidária para doação de sangue sairá do FCB no dia 14 de junho. Participe!
Uma van sairá do Fórum Clóvis Beviláqua, às 9h30, com destino ao Hemoce, para levar e trazer servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário que se inscreverem para participar
No próximo dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, acontecerá a Caravana da Solidariedade do Hemoce, ação que acontece em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Uma van sairá do Fórum Clóvis Beviláqua, às 9h30, com destino ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), para levar e trazer servidores(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário que se inscreverem para participar, através deste link.
Para doar sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos (até 60 anos se for a primeira doação), ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar um documento oficial com foto. Clique aqui para saber mais.
Haverá, ainda, cadastro para doação de medula óssea. Quem deseja ser um doador deve ter entre 18 e 35 anos de idade; não ter histórico pessoal de câncer; apresentar documento de identidade com foto; fornecer telefone para contato e manter seu cadastro atualizado; preencher um formulário com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue (5ml) para testes.
Campanha Junho Vermelho
Com a iniciativa, o TJCE adere à campanha Junho Vermelho, criada em 2015, para aumentar o número de doações de sangue neste período. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.
De acordo com o artigo 30 da Portaria do Ministério da Saúde nº 158, de 4 de fevereiro de 2016, “a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização”. O Hemoce defende que a principal motivação dos candidatos seja salvar vidas, pois a doação voluntária é a forma mais segura para doador e paciente.
Fonte: TJCE