Última atualização

Brasil tem 13 Oficiais de Justiça mortos pelo novo coronavírus

Oficial de Justiça é a categoria em que há mais registros de óbitos dentre os servidores do Poder Judiciário, representando 35% dos casos

15/07/2020

O Brasil atinge a triste marca de 13 Oficiais de Justiça vítimas da Covid-19, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf). Até o momento, no Ceará, não há casos de mortes decorrentes do novo coronavírus. Oficial de Justiça é a categoria em que há mais registros de óbitos dentre os servidores do Poder Judiciário, representando 35% dos casos. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), são 38 mortos em todo o Poder Judiciário.

Apesar dos riscos vivenciados nesse período de pandemia, oficiais e oficialas continuam nas ruas trabalhando para dar cumprimento aos mandados de urgência. Recentemente, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à categoria visando a garantir maior segurança no exercício das atividades. Os materiais foram fornecidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), pelo Governo do Estado e, no início da pandemia, em caráter de emergência pelo próprio Sindojus.

Solidariedade

O presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, em nome da entidade, lamenta a morte dos servidores por causa da Covid-19 e reforça a importância do trabalho do Oficial de Justiça para a prestação jurisdicional. Ele destaca que, durante esse período, foram cumpridas medidas de urgência, inclusive, em locais com grande potencial de disseminação da doença, a exemplo de presídios, delegacias e hospitais.

“Esse trabalho desenvolvido pela categoria durante a pandemia evidencia o risco da atividade exercida pelo Oficial de Justiça, tanto do ponto de vista da insegurança, em face da violência, como do ponto de vista da insalubridade, pelo risco de contrair ou transmitir esse vírus”, frisa Vagner.

Vítimas

Os 13 Oficiais de Justiça vítimas da Covid-19 são: Oldeildo Marinho (TJ/PA), Roberto Carvalho (TJ/PA), Maurício Maluf (TJ/PA), Ronaldo Luiz Diógenes Vieira (TJ/RN), Cristiana de Medeiros Luna (TJ/AL), José Dias Palitot (TRT-2), Clarice Fuchita Kresting (TRT-2) , João Alfredo Portes (TJ/SP), Valter Campos de Almeida (TJ/SP), Kleber Bulle da Rocha (TJ/RJ) e Léo Damião Braga (TRT-1), Wanderley Andrade Rodrigues (TJ/AM) e Adelino de Souza Figueira (TJ/GO).

Oficiais de JustiçaSindojusSindojus CearásolidariedadeCovid-19coronavíruspandemiaEPIsmortes
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.