A saudade de um amigo

09/06/2010

Com o título “Um bom Oficial de Justiça”, o professor e analista do Poder Judiciário Fernando Machado Albuquerque nos manda artigo direto da cidade de Coreaú (Zona Norte) homenegeando Vicente Gomes Ximenes, nome dos mais respeitados na categoria e que morreu no último fim de semana. Confira:

No domingo último, 6 de junho, morreu em Sobral (Zona Norte), vitimado por problemas cardíacos, Vicente Gomes Ximenes, conhecido como Vicente Alfredo ou simplesmente “Cheiroso”. Vicente Alfredo estava octogenário e era natural da antiga Palma, hoje Coreaú, onde por longas décadas exerceu majestosamente o cargo de Oficial de Justiça da Comarca.

No livro “História de Coreaú (1702-2002)”, publicado pelo escritor e memorialista Leonardo Pildas, página 341, encontra-se assentado que “No século passado, entre as décadas de 30 e 70, exerceram o cargo de Oficial de Justiça Abdias Gomes da Silva (nomeado em 25/09/1955), Vicente Gomes Ximenes (Vicente Alfredo) e Antônio Gomes (pedaço)”. (Grifo nosso).

Uma das grandes características de “Cheiroso”, daí o epíteto, era seu caráter altruísta, que cheirava à bondade, à solidariedade, à sua capacidade de doar-se pelos semelhantes. Era, para a família, conselheiro, manto protetor, escudeiro, exemplo de pai, esposo, avô, enfim, um patriarca imprescindível. Como cidadão, era urbano, cortês e, acima de tudo, um ser humano compreensivo, fazendo com que todos os munícipes dele gostassem.

Em seu mister, como Oficial de Justiça, realizava diligentemente os mandados judiciais, abordando os jurisdicionados com esmero e discrição, sem exacerbações, tornando-se, destarte, um serventuário querido, respeitado e, sobretudo, reconhecido. Transitava em qualquer ponto de Coreaú, seja na sede, seja nos distritos e localidades, sem rejeições ou restrições.

Quando se afastou de suas funções, em virtude da aposentadoria, por onde passava, exalava o cheiro da urbanidade, do magnetismo, da interpessoalidade aprazível e da alegria. Portanto, foi um ser humano valoroso em várias searas, de atributos incontestáveis, que deu sua parcela de contribuição à sociedade coreauense e, a par disso, creio que sua longevidade foi um prêmio de Deus.

Coreaú-CE, 07 de junho de 2010.

Fernando Machado Albuquerque, Analista Judiciário Adjunto (TJCE).

Fonte: Blog do Eliomar

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.