Sindojus-CE participa de encontro realizado pelo CNJ sobre combate e prevenção ao assédio e à discriminação
O evento reuniu integrantes e representantes das comissões e subcomitês de tribunais e conselhos e oportunizou a discussão de estratégias para a prevenção e o combate ao assédio moral, sexual e à discriminação no âmbito judiciário
Durante mais uma semana intensa de trabalhos em Brasília, a diretora Fernanda Garcia e o vice-presidente do Sindojus-CE Edisoneudon Guerra, integrantes da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participaram do Encontro de Comissões e Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na região do Distrito Federal em Brasília.
O evento reuniu integrantes e representantes das comissões e subcomitês de tribunais e conselhos de todo o país e oportunizou a troca de experiências, bem como a discussão de estratégias para a prevenção e o combate ao assédio moral, sexual e à discriminação no âmbito judiciário. O encontro foi organizado por meio de painéis temáticos e oficinas de trabalho que possibilitaram a instrumentalização de produtos para as comissões e subcomitês na sua esfera de atuação. Gestão humanizada, assédio e adoecimento mental, a construção e o fortalecimento da Política Judiciária, reflexões sobre assédios identificados em pesquisas, a vítima no processo penal e administrativo, foram algumas das temáticas discutidas.
A diretora Fernanda Garcia, descreve o momento como uma excelente oportunidade para reforçar o compromisso do sindicato com a construção de um ambiente de trabalho acolhedor. “Tivemos a chance de trocar ideias com representantes de diversos tribunais e conselhos, o que nos trouxe novas perspectivas sobre como enfrentar os desafios do assédio e da discriminação. Esse intercâmbio de vivências nos permite levar à categoria dos Oficiais de Justiça, por intermédio da ação do sindicato, soluções práticas para o enfrentamento a essas questões e assegurar a valorização plena dos servidores no exercício das suas funções”, pontua a dirigente.
A participação do Sindojus-CE destaca o comprometimento da entidade para garantir que os servidores possam exercer suas atividades com respeito e segurança, reforçando seu papel na busca por condições de trabalho dignas para a categoria. O combate ao assédio e à discriminação é uma das bandeiras centrais da entidade, que tem o tema como prioritário nas suas pautas de atuação.
A transmissão do evento pode ser acompanhada, na íntegra, por meio do canal do CNJ no YouTube – AQUI.