Convocação

Sindojus convoca servidores para ato contra pacote de maldades de Camilo Santana

Votação da proposta está prevista para ocorrer antes do recesso parlamentar, no próximo dia 22. Para tentar barrar a PEC enviada pelo governador, o Sindojus convoca a categoria para comparecer, amanhã, às 10h, nas galerias da Assembleia Legislativa

14/12/2016
Foto: Luana Lima

Apesar de a balança do Ceará ter voltado, após dois anos, a ter superávit – no último mês de agosto o Estado teve saldo positivo de US$ 923,7 (foram 25 meses consecutivos de déficit) – e de o Estado figurar entre os menos endividados do país, esta semana o governo de Camilo Santana anunciou, através do secretário da Fazenda, Mauro Filho, plano que propõe teto dos gastos públicos pelos próximos 10 anos. O texto é similar à PEC 55, aprovada em segundo turno, ontem, pelo Senado. O pretexto? Equilibrar as contas públicas em decorrência de uma suposta “crise econômica” anunciada pelo governo estadual.

Através de um pacote de dez medidas intitulado “Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado do Ceará”, o governador sugere aumentar a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%; a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente em itens básicos de 17% para 18%; cortar 25% dos valores dos cargos comissionados; conceder equipamentos públicos, a exemplo da Ceasa; reduzir em 10% as despesas de custeio, entre outros pontos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estado foi enviada na última terça-feira (13) à Assembleia Legislativa do Ceará (Alce) e está prevista para ser votada antes do recesso parlamentar, no próximo dia 22.

Convocação

Contra a retirada de direitos, a precarização do serviço público e a penalização, mais uma vez, do servidor – que terá de pagar a conta pela má administração e o mal uso do dinheiro público por parte dos governantes – o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) convoca toda a categoria para somar forças juntos aos demais servidores e entidades de classe nesta quinta-feira (15), às 10h, em ato nas galerias da Assembleia Legislativa. O intuito é tentar barrar a votação desse pacote de maldades enviado pelo governador Camilo Santana. Na ocasião, diretores do Sindojus Ceará entregarão uma carta de repúdio aos deputados estaduais presentes à sessão.

Perda salarial

Em 2017, os servidores vão ter aproximadamente 20% de perda salarial só em decorrência da não reposição inflacionária. E vai ser penalizado mais uma vez com o aumento de 3% da contribuição previdenciária.

“Os servidores é que vão pagar o preço por todo o prejuízo que está sendo causado pela corrupção, desvios e desmandos. A gente sabe que o rombo na Previdência vem de incentivos que o próprio governo dá para os grandes empresários”, denuncia Carlos Eduardo Mello, diretor Financeiro do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE).

O Sindojus Ceará repudia veementemente essa medida impopular do governador Camilo Santana, que fere direitos trabalhistas e representa um verdadeiro retrocesso ao funcionalismo público.

Nenhum direito a menos! Não ao pacote de maldades do governador Camilo Santana!

teto dos gastos públicoscontribuição previdenciáriaperda salarialCamilo SantanaPECpacote de maldadesretrocesso
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.