Incógnita

“O sentimento é de impotência”, diz filho da Oficiala de Justiça desparecida há um ano

Já são 365 dias sem notícias do paradeiro de Maria Araújo de Mesquita, Oficiala de Justiça aposentada que está desaparecida desde o dia 22 de fevereiro do ano passado

22/02/2022
A diretoria do Sindojus esteve na manhã de hoje no DHPP, onde se reuniu com o delegado responsável pelas investigações. Foto: Sindojus Ceará

Já são 365 dias sem notícias do paradeiro de Maria Araújo de Mesquita, Oficiala de Justiça aposentada que está desaparecida desde o dia 22 de fevereiro do ano passado. Para Ferdinando Araújo, filho da servidora, o sentimento é de impotência diante da falta de respostas sobre o caso. “Eu não sei como estou vivendo, não sei mais nem o que pensar. A gente fica sem forças, sem chão, principalmente agora quando completa um ano do desaparecimento dela e não temos respostas de nada”, desabafa. Ele comenta que a sua oração de todo santo dia, onde estiver, é para que Deus cuide e a proteja, e mostre o caminho para elucidar o caso.

“Ela cuidou de mim de uma forma extraordinária, como nenhuma outra mãe faria. Tudo que eu sou é por causa dela. Não queria que acontecesse nada com ela, preferia que acontecesse comigo, mas não com ela”, disse sem conseguir conter as lágrimas. Apesar do longo tempo sem respostas Ferdinando diz que continua com esperanças de que sua mãe seja encontrada.

“Eu não sei como estou vivendo, não sei mais nem o que pensar. A gente fica sem forças, sem chão, principalmente agora quando completa um ano do desaparecimento dela e não temos respostas de nada”, desabafa o filho

Investigação

O caso vem sendo investigado pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Para obter informações atualizadas sobre as buscas, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, e o diretor Jurídico, Carlos Eduardo Mello, foram na manhã de hoje ao DHPP, onde se reuniram com o delegado Augusto Soares Flávio. Ele informou que, em novembro do ano passado, solicitou diligências que precisam de decisão judicial. O pedido caiu na 11ª Vara Criminal. A juíza titular da Vara recebeu o pedido e, no último mês de fevereiro, encaminhou para o Ministério Público, para que seja emitido parecer sobre o pedido da autoridade judiciária.

O delegado acrescentou que todos os trabalhos de sua equipe estão sendo realizados em busca de um desfecho feliz. Ao citar dois casos recentes que lograram êxito, sendo um deles de uma pessoa que estava há mais de seis meses desaparecida, manifestou esperança de encontrar a Oficiala de Justiça aposentada com vida.

Ainda na manhã de hoje os representantes da categoria dos Oficiais de Justiça compareceram à 11ª Vara Criminal, no Fórum Clóvis Beviláqua, e seguem em contato com as autoridades responsáveis para acelerar o pedido de diligência do delegado, o qual será imprescindível para que o caso seja esclarecido.

Foto: Arquivo pessoal

Suporte

Desde que tomou conhecimento do desaparecimento da oficiala, o Sindojus oficiou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) comunicando o ocorrido. A entidade colocou a Assessoria Jurídica à disposição da família e, visando a dar suporte no que for necessário aos familiares e à categoria, vem mantendo contato com as autoridades competentes. A entidade está em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e em breve fará uma visita institucional para tratar sobre o desaparecimento da oficiala.

A entidade vem atuando ainda na publicização do desaparecimento de Maria Araújo de Mesquita por meio de matérias publicadas nos meios de comunicação do sindicato (site e redes sociais), além do envio de releases à imprensa, com cobertura também pela mídia tradicional. O caso foi destaque, inclusive, no quadro “A falta que você faz”, do CETV 1ª Edição, no dia 11 de março de 2021.

Acompanhamento

A diretora dos Aposentados, Margarida Brasil, reforça que o sindicato segue acompanhando o andamento das investigações e, apesar do longo tempo de desaparecimento, continua na esperança de que a oficiala venha a ser encontrada. “É muito triste a gente ver uma colega, logo depois de se aposentar, passar por uma situação dessas. Ela era uma pessoa ativa, não tinha nenhuma doença que pudesse causar esquecimento. Pedimos a Deus que ela apareça. Mesmo que tenha acontecido o pior, nós precisamos descobrir o que aconteceu. O sindicato está trabalhando ativamente para chegarmos a um desfecho”, frisou.

Em busca de respostas, a diretora chegou a participar de uma reunião com familiares de desaparecidos, promovida pela Cruz Vermelha.

Ajude-nos a encontrar Maria Araújo de Mesquita. Caso tenha alguma informação, favor entrar em contato com o DHPP – (85) 3257.4807. É garantido o sigilo das informações. Cada minuto importa.

Carlos Eduardo MelloVagner Venânciooficiala de JustiçaMaria Araújo de Mesquita12ª DelegaciaDHPPdesaparecimentoFerdinando AraújoAugusto Soares FlávioOficial de Justiça
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.