Deu na mídia

[VÍDEO] Judiciário em Evidência acompanha o dia de trabalho de um Oficial de Justiça

Para mostrar na prática o que faz o Oficial de Justiça, a reportagem foi às ruas acompanhar o trabalho de Ricardo Lopes, passando pelos bairros Passaré e Parque Dois Irmãos

21/11/2018
Fotos: Reprodução

Você sabe o que faz um Oficial de Justiça? Qual a importância desse profissional para o andamento das demandas judiciais? Quais percalços ele tem de enfrentar no dia a dia de sua labuta? Para abordar esses e outros temas, o Judiciário em Evidência acompanhou um dia de trabalho do Oficial de Justiça Ricardo Lopes, da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais (Ceman) de Fortaleza.

A reportagem feita pela comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) mostrou as etapas do trabalho desse servidor, que exerce papel fundamental à justiça e à sociedade cearense. Tudo começa pelo recebimento dos mandados, ainda no Fórum. Depois é traçada uma rota visando otimizar o tempo de trabalho. Em seguida é feito o cumprimento da ordem judicial, finalizando com a certificação e inserção do mandado nos autos, para que seja dada continuidade ao trâmite processual.

Para mostrar, na prática, o que faz o Oficial de Justiça, a equipe foi às ruas acompanhar o trabalho de Ricardo, passando pelos bairros Passaré e Parque Dois Irmãos. Logo na primeira diligência deram sorte e conseguiram encontrar o intimado em casa, o que só ocorre em 30% dos casos. Em outra, constatou-se que a parte havia se mudado para outro estado. Nas seguintes, não conseguiram contato com ninguém. De volta à Ceman para certificar os mandados, o oficial falou da satisfação de desempenhar a profissão. “Nós exercemos um papel social de levar a justiça a todos os lares. Chegar em casa sabendo que o meu trabalho fez andar tantos processos gera uma gratificante sensação de dever cumprido”, comentou.

É na Ceman do Fórum Clóvis Beviláqua onde o Oficial de Justiça Ricardo Lopes recebe, toda semana, os mandados que tem para cumprir

Importância

Wagner Sales, coordenador da Central de Cumprimento de Mandados, destacou a importância deste servidor para garantir uma justiça mais célere. “É com o Oficial de Justiça que as demandas judiciais têm andamento. A celeridade processual está intimamente ligada à diligência do Oficial de Justiça”, observou.

O superintendente da Ceman, juiz Cristiano Magalhães, falou dos riscos iminentes à profissão e da importância da valorização do Oficial de Justiça. “As pessoas confundem o profissional com a própria decisão. Discordam daquela deliberação e, às vezes, até partem para agressão física, agressão moral daquele profissional. Se a população soubesse a real importância da necessidade de respeitar aquele profissional nós não teríamos tantos casos de afastamentos por licença-médica, por problemas decorrentes da própria profissão”, salientou.

Vagner Venâncio, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), explicou que os oficiais estão presentes na vida dos jurisdicionados em momentos importantes e tentam auxiliar cada parte da melhor forma possível, visando garantir o cumprimento das decisões judiciais. “A gente busca explicar na linguagem mais simples que ordem é aquela que a pessoa tem que cumprir por determinação do juiz. A gente ouve as lamúrias, vê as alegrias quando se cumpre, por exemplo, um alvará de soltura e alguém da família vibra. Temos que ser assistentes sociais, psicólogos”, comentou.

Transmissão

O “Judiciário em Evidência” foi exibido no último sábado (17), às 14h, na TVC (houve mudança devido ao horário de verão), e, às 18h30, na TV Assembleia. Na última segunda-feira (19), às 14h30, na TV Fortaleza. E na última terça-feira (20), às 20h, na TV O Povo.

Confira, na íntegra, a reportagem.

vida de Oficial de JustiçaprofissãoRicardo LopespapelOficial de JustiçaJudiciário em Evidência
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.