Saúde e bem-estar

Gympass: “É uma iniciativa para que os servidores possam cuidar da saúde física, mental e emocional”, diz Oficial de Justiça

Oficiais de Justiça parabenizam o TJCE pela parceria firmada com a plataforma Gympass e destacam que é mais uma iniciativa do tribunal que valoriza o servidor

06/06/2024
Fotos: Alex Costa/TJCE

A sobrecarga de trabalho e as constantes cobranças por produtividade têm levado oficiais e oficialas de Justiça ao adoecimento. Essa é uma realidade que afeta não só a categoria, mas também servidores e magistrados do Judiciário diante da demanda cada vez mais crescente. Atenta à situação, a administração do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou parceria com a plataforma Gympass. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas e de bem-estar a todos que fazem o Judiciário cearense. O benefício, anunciado pelo desembargador Abelardo Benevides no último mês de maio durante as celebrações do primeiro ano do programa Vida em Equilíbrio, já está disponível e conta com planos e valores acessíveis.

O contrato oferece cinco modalidades de atividade física, aulas de ginástica laboral, treinos personalizados, programa de nutrição e orientações para a melhoria da qualidade de vida, com o intuito de prevenir e combater o estresse e a síndrome do esgotamento profissional (burnout). Oficiais de Justiça parabenizam o Tribunal de Justiça pela iniciativa, a qual oportuniza que servidores e magistrados possam cuidar da saúde física, mental e emocional.

Iniciativa valoriza o servidor

Roberto Galindo, lotado na comarca de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, já aderiu à parceria. “O aplicativo é muito bom e é mais uma iniciativa do tribunal que valoriza o servidor. É um atrativo a mais, porque você tem acesso a atividades que se fosse utilizar normalmente teria um custo alto, então você tem pilates, terapias, nutricionistas, uma gama de serviços muito maior. O que me interessou mais foi essa parte da união do crossfit com a academia, permitiu-me uma boa economia”, disse. A expectativa de Galindo é de que, em breve, o aplicativo seja estendido para os dependentes, possibilitando que a sua família também usufrua do benefício.

Quem também aprovou a iniciativa foi o Oficial de Justiça Dimitri Le Suer, lotado na comarca de Pentecoste – situada a 90 km de Fortaleza. Ele contou que vai cancelar o plano da academia que possui para aderir à parceria. “É uma iniciativa excelente do tribunal. Acredito que maior parte dos servidores não faz atividade física, então esse desconto que está sendo oferecido por meio da parceria com a Gympass serve como incentivo para que iniciem uma atividade física e tenham maior qualidade de vida. A gente trabalha muito melhor quando tem um bom condicionamento físico. Sem falar que musculação é fundamental para ter qualidade de vida na velhice”, afirmou.

Medida atende à resolução do CNJ

A medida atende à Resolução nº 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política de Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. O ato define os princípios, as diretrizes e as estratégias para a implementação de programas, projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação da saúde física e mental daqueles que fazem o Judiciário.

A partir de 2021, na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, o TJCE passou a ressarcir as despesas com planos de assistência médica, hospitalar, psicológica e/ou odontológica de servidores e magistrados, ativos e inativos. Em maio de 2023, três meses depois de tomar posse, o desembargador Abelardo Benevides lançou o programa Vida em Equilíbrio, voltado à promoção do bem-estar com foco em três pilares: saúde física, mental e harmonia entre a vida pessoal e profissional.

Neste ano, como parte da celebração do aniversário de um ano do programa, a administração anunciou a parceria firmada com a plataforma Gympass, que dá acesso completo a atividades físicas, personal treiners, além de aulas e aplicativos específicos para o bem-estar físico e nutricional. O convênio possibilita a prática de atividades físicas, de forma presencial e digital, para os usuários que desejarem aderir ao benefício mediante o pagamento mensal do plano de sua escolha.

A parceria tem abrangência, de forma presencial, em 35 municípios do Ceará, no plano de valor de até R$ 150,00 por pessoa. Contempla aplicativos de bem-estar, que possibilitam o controle de hábitos saudáveis, como meditação e sono. Oferece também palestras para sensibilizar e reforçar o engajamento de servidores e magistrados.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) buscará, junto à administração, aumentar o número de academias que integram a plataforma, ampliando as opções para os que são lotados no Interior do Estado. O presidente Vagner Venâncio parabeniza o Tribunal de Justiça pela iniciativa de estimular a prática de hábitos saudáveis, proporcionando maior qualidade de vida ao conjunto de servidores e magistrados do judiciário cearense.

Como aderir?

Para aderir ao serviço é necessário que o servidor se cadastre na própria plataforma. Ele deve procurar a sessão “Para colaboradores”, selecionar o “TJCE – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ” e inserir o seu e-mail de trabalho (institucional). Posteriormente, após a validação da plataforma, o servidor poderá escolher o plano desejado.

Mais informações com o Ciat Whatsapp (85) 98231.8084 ou pelo e-mail saude@tjce.jus.br

pilatesparcerianutriçãomagistradosbem-estarplataformaGympassOficiais de Justiçasaúde física e mentalSindojusestímuloSindojus Cearápráticaservidoresatividades físicasbenefíciosmeditaçãovalorização

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.