Honrado

Sindojus é convidado para cerimônia de transmissão de cargo de Izolda Cela ao governador Elmano de Freitas

Em nome dos Oficiais de Justiça, a diretoria deseja sucesso ao novo governador e faz um apelo para que o gestor tenha um olhar sensível para os servidores, no que diz respeito à reposição das perdas salarias

02/01/2023
Fotos: Carlos Gibaja, José Wagner, Helene Santos, Tatiana Fortes, Thiago Gaspar e Marcos Studart/Governo do Estado

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) teve a honra de ser convidado pela então governadora Izolda Cela para a cerimônia de transmissão de cargo ao governador Elmano de Freitas e à vice-governadora Jade Romero, e posse dos Secretários de Estado do Governo do Ceará. O evento foi realizado ontem, 1º de janeiro, às 8h30, no Palácio da Abolição, sede do executivo.

Durante o primeiro discurso no Palácio da Abolição, o novo governador agradeceu ao povo cearense pela confiança e disse que unirá forças para assegurar justiça e inclusão social. Aliado à justiça social, com foco no combate à fome, Elmano de Freitas enfatizou que saúde, segurança e educação em tempo integral serão prioridades da nova gestão. Agradeceu também aos ex-governadores do Ceará, em especial à Izolda Cela e ao Camilo Santana, pelo legado deixado.

O presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, destaca a honra para a entidade de receber o convite e deseja sucesso ao governador e à sua equipe. “Que tenhamos um Estado com justiça social, em que o combate à fome e à miséria sejam prioridades, e uma defesa forte do serviço público, principalmente na área de saúde”, frisa.

Reposição das perdas inflacionárias

O representante da categoria dos Oficiais de Justiça faz um apelo para que o governador tenha um olhar também para todos os servidores e, diante da saúde fiscal do Ceará, reponha as perdas inflacionárias acumuladas ao do tempo. “Nós, juntamente com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, o Fuaspec, entidade a qual o Sindojus faz parte, estaremos na luta pela reposição”, reitera. De 2015 até agosto do ano passado, o acumulado de perdas salariais, descontando-se a reposição de 10,74% do ano passado, é de 35,22%.

“Pelo histórico do governador Elmano, pela sua postura como deputado e todo o seu trabalho como advogado das frentes populares nós acreditamos que haverá uma sensibilidade no sentido dessa reposição. Temos consciência de que a conjuntura é adversa em face de como o país foi recebido pelos gestores que sucederam à gestão em nível nacional, o que impacta em todos os setores, mas é de conhecimento público que o Ceará sempre teve saúde financeira boa, prova disso é que, mesmo com impacto da pandemia, o Estado manteve as contas equilibradas. Cremos, portanto, que o governador será sensível e venha a repor as perdas inflacionárias acumuladas dos servidores estaduais”, frisa.

Fortalecimento do serviço público

Vagner Venâncio acrescenta o desejo que de o olhar do governador seja para todos, de inclusão social, fortalecimento do serviço público e que sejam realizados concurso público em todas as áreas para que a nova gestão possa desenvolver e implementar políticas públicas em prol da sociedade cearense. “A categoria dos Oficiais de Justiça continuará a prestar o seu trabalho, de dar efetividade à prestação jurisdicional, cumprindo as ordens emanadas do Poder Judiciário, mas, acima de tudo, como trabalhadores, esperamos ver a reposição ser materializada ao longo do governo Elmano de Freitas”, reforça.

Perfis

Elmano de Freitas

Elmano de Freitas da Costa nasceu em 12 de abril de 1970, no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, o “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. É casado com a administradora Lia Freitas e pai de quatro filhos.

Viu no estudo do Direito a oportunidade para ampliar o trabalho com os mais vulneráveis, que começou a trilhar ainda nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Formado pela Universidade Federal do Ceará, defendeu interesses dos trabalhadores de todo o Brasil nas mais altas cortes do País.

Atuou como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, tendo tido o mandato renovado quatro anos depois. Nos anos em que esteve na Assembleia Legislativa, propôs leis e ajudou a articular e aprovar inúmeras medidas em prol do desenvolvimento do Ceará e dos cearenses.

Em outubro deste ano, Elmano de Freitas foi eleito, ainda no 1º turno, com 2.808.300 votos para governar o Ceará, ao lado de Jade Romero. Missão que se inicia neste 1º de janeiro.

Jade Romero

Jade Afonso Romero, vice-governadora eleita do Ceará, é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Especialista em Políticas Públicas, pela Universidade Gama Filho e Mestranda em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana.

Foi secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na reunião jovem dos Brics. Foi empossada, ainda, como Secretaria das Mulheres do Governo do Ceará.

*Com informações do Governo do Estado

transmissão de cargoOficiais de JustiçaSindojusgovernadorSindojus CearáposseSindicato dos Oficiais de JustiçaIzolda CelaconviteElmano de FreitasJade Romero
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.