Nota de pesar

Sindojus Ceará lamenta o falecimento do desembargador Jucid Peixoto do Amaral

Aos 73 anos, o desembargador, que é tio da oficiala Camila Peixoto do Amaral – 1ª suplente da diretoria –, foi a óbito na tarde de hoje por complicações de um câncer

09/07/2020
Foto: TJCE

É com profundo pesar que Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) informa o falecimento, por volta das 15h de hoje, do desembargador Jucid Peixoto do Amaral, tio da Oficiala de Justiça Camila Peixoto do Amaral – 1ª suplente da diretoria do Sindojus. Ele deixa a esposa, três filhos, seis netos e um bisneto. O velório será hoje, a partir das 20h, na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688). A missa amanhã, às 10h, no mesmo local. E o sepultamento, ao meio dia, no Cemitério Parque da Paz. O desembargador, que na próxima quinta-feira (16) completaria 74 anos, foi a óbito por complicações de um câncer (linfoma).

A oficiala Camila comenta que Jucid Peixoto era uma pessoa alegre e muito trabalhadora. Prova disso é que, mesmo estando internado desde a última segunda-feira (6), ontem a sua maior preocupação era com a sessão do Órgão Especial.

Luto oficial

Logo que tomou conhecimento da notícia, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo propôs, durante a sessão de hoje, voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), além de luto oficial de três dias no judiciário cearense.

Biografia

O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. É filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na magistratura no cargo de juiz substituto, no dia 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade no dia 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de Viçosa do Ceará. Em 7 de maio de 1984 assumiu a comarca de São Benedito. Por merecimento, Jucid Peixoto foi promovido, em 18 de setembro de 1987, para a Vara Única da Comarca de Redenção, assumindo, em seguida, a titularidade da 2ª Vara da comarca de Iguatu.

Exerceu, ainda, a magistratura nas comarcas de Cascavel (1ª Vara) e de Fortaleza (2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes). Foi presidente do 5º Tribunal do Júri de Fortaleza, juiz eleitoral da 112ª Zona Eleitoral e diretor das Turmas Recursais. Foi, ainda, professor de direito processual penal da Universidade de Fortaleza (Unifor), autor de artigos e obras jurídicas.

Em 28 de janeiro de 2010 foi escolhido pelo Pleno do TJCE, pelo critério de merecimento, para o cargo de desembargador do judiciário cearense. Tomou posse no dia 4 de fevereiro daquele ano. Atualmente, atuava na 3ª Câmara de Direito Privado e era membro do Órgão Especial.

*Com informações do TJCE

Oficiais de JustiçaLutoSindojusTJCESindojus Cearánota de pesardesembargadorJucid Peixoto do Amaral
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.