REUNIÃO COM O TRIBUNAL: AGORA É COM O PRESIDENTE DO TJCE – 01/04/2011
O SINDOJUS/CE e o SINDJustiça, entidades sindicais representativas do conjunto dos servidores do Poder Judiciário Cearense, através dos seus Diretores, Mauro Xavier e João Batista, e dos Coordenadores Roberto Eudes e Emanuel, respectivamente,, estiveram reunidos na tarde hoje, 01, com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador José Arísio Lopes.
Nesta reunião, o tema discutido foi a implantação da jornada de 40 horas semanais ante a recusa da liberação de verba suplementar por parte do Executivo. Recusa que, em tese, impediria a implantação imediata da nova jornada de trabalho, consoante determinação do Conselho Nacional de Justiça.
Certos do papel de bem representar o conjunto dos servidores, as lideranças sindicais elencadas discutiram com o Presidente do TJCE a postura do Governador, no que diz respeito à harmonia entre os poderes, buscando no Chefe do Judiciário Alencarino uma posição firme e de independência ante à postura do então Chefe do Executivo, pois este Poder não é o único Poder da República e o Judiciário, nacional que é, já está passando da hora de ter que impor-se e deixrar de sempre ter que “estender o pires” pedindo ao Executivio aquilo que lhe é de direito por questões de ordem coonstitucional l, ou seja, independência financeira!!!
Percebeu-se que o Desembargador Presidente não quer o confronto entre os poderes, mas está disposto a encontrar uma solução rápida para o “impasse” criado pelo Dr. Cid Gomes.
Em face ao posicionamento do Presidente do TJCE e da ansiedade e inquietude que permeiam os servidores, os sindicatos de forma uníssona propuseram:
IMPLANTAÇÃO DAS 40 HORAS A PARTIR DE JUNHO/2011
FUNDAMENTAÇÃO DA PROPOSTA:
O Tribunal de Justiça dispõe em caixa verba suficiente para pagamento das 40 horas até outubro. Começando o pagamento em junho, a verba proveria a despesa até dezembro/11, ou seja, até o final do exercício em curso. Desta forma, desnecessário se tornaria a suplementação de verba.
O Presidente do Tribunal de Justiça recebeu a proposta e disse que, na próxima reunião com as entidades sindicais, a ser realizada na semana subsequente, de 04 a 08 de abril, informaria o andamento das negociações sobre o tema, fato que consequentemente, divulgaremos aos Oficiais e demais servidores interessados
NÃO HAVENDO SOLUÇÃO, TOMAREMOS AS MEDIDAS CABÍVEIS PARA GARANTIR A IMPLANTAÇÃO DAS 40 HORAS, ESPECIALMENTE EM FUNÇAO DA INDEPENDÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO (AO MENOS SOB OS DITAMES DO TEXTO CONSTICUTIONAL) !!!
DIRETORIA DO SINDOJUS/CE
Vagner Venâncio
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO