Reconhecimento

Quixeramobim: Oficial de Justiça Eduardo Nogueira é agraciado com a Comenda Deputado Leorne Menescal Belém

A honraria é conferida a advogados, delegados, promotores, magistrados, procuradores, Oficiais de Justiça e desembargadores que se destacaram no exercício das suas funções pelos relevantes serviços prestados ao município

29/10/2025
Fotos: Sindojus Ceará e Reprodução YouTube

O Oficial de Justiça Antônio Eduardo Nogueira foi agraciado, na tarde de hoje, na Câmara Municipal de Quixeramobim, região do Sertão Central, com a Comenda Deputado Leorne Menescal Belém. A honraria, criada por meio da Lei nº 3.342, de 16 de julho de 2025, é conferida a advogados, delegados, promotores, magistrados, procuradores, Oficiais de Justiça e desembargadores que se destacaram no exercício das suas funções pelos relevantes serviços prestados a aquele município.

A diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), representada pelo presidente Vagner Venâncio e pelo diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello, prestigiou o evento. A honraria foi concedida pelo vereador Capitão Luís Carlos Paulino. Durante a sessão, também foram agraciados o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, com a Medalha Deputado Alfredo Machado; e o secretário de Esporte do Estado, Rogério Nogueira Pinheiro, com o Título de Cidadão Honorário.

“Em 20 de outubro de 1987, Eduardo assumiu o cargo de Oficial de Justiça, função que exerce há quase quatro décadas com dedicação, responsabilidade e profundo senso de justiça. Respeitado por sua postura ética e comprometida é conhecido por colegas e pela sociedade como profissional exemplar”, exaltou Vanessa Severo ao convidar o vereador Luís Carlos para conceder a honraria.

O presidente Vagner e o diretor Carlos Eduardo foram convidados pra a entrega da comenda. O momento foi prestigiado também pelos familiares de Eduardo e pelos demais oficiais e oficialas da comarca.

O parlamentar destacou que por meio da comenda entregue “a esse grande profissional” a Câmara presta, por extensão, reconhecimento a todos os oficiais e oficialas de Justiça do Ceará. “É um reconhecimento de forma individualizada ao nosso amigo Antônio Eduardo Nogueira, esse Oficial de Justiça que tem quase 40 anos de exercício da profissão, um exemplo”, enalteceu.

Vereador demonstra apoio à luta do sindicato por mais Oficiais de Justiça no TJCE

Foto: Reprodução YouTube

Capitão Luís Carlos ressaltou ainda não há melhor forma de homenagear um profissional ou uma categoria do que se sensibilizando com as suas pautas, principalmente quando são justas e destacou a luta do Sindojus por mais Oficiais de Justiça no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Há um déficit considerável desses servidores no Judiciário. Em 2015, eram 723 Oficiais de Justiça, dez anos depois o número caiu para 631, o que representa uma queda de 13%, enquanto o acervo processual cresceu mais de 130%”, apontou.

O vereador comentou que tem a honra e a alegria de ter um filho que é Oficial de Justiça em Quixeramobim, Arnold Paulino, o qual tomou posse em maio deste ano. “Os Oficiais de Justiça são fundamentais para o exercício da democracia e para que a sociedade tenha constitucionalmente o acesso à justiça assegurado de forma célere e produtiva, atuando como verdadeiros agentes de pacificação social. A gente faz esse reconhecimento ao Eduardo, para a gente é uma honra ter oportunidade de fazer esse reconhecimento”, frisou.

Vagner Venâncio destaca que o sindicato se sente honrado pela comenda prestada ao Oficial de Justiça

Durante a sua intervenção, o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, afirmou que o sindicato se sente honrado pela comenda prestada a Eduardo, que em 20 de outubro deste ano completou 38 anos como Oficial de Justiça, momento em que teve a fala interrompida pelos aplausos dos presentes.

“É uma missão difícil essa nossa, porque no cumprimento dos nosso trabalho nós pisamos os tapetes vermelhos dos palácios e as ruas lamaçais das favelas, e nesse ínterim a gente tem sempre que buscar o equilíbrio entre razão e emoção, porque trata-se de citar, intimar, notificar, de prender, de proceder a um despejo, a uma reintegração de posse, de cumprir alvarás de soltura. Nesse nosso mister esse equilíbrio é fundamental e tenho convicção de que o Eduardo, ao longo dos 38 anos de labuta, o fez e faz com muita competência”, disse.

Pedindo licença ao agraciado, Vagner estendeu a honraria aos demais Oficiais de Justiça de Quixeramobim: Arlindo, Arnold e Edmile.

“Eu só tenho a agradecer a essa Casa e ao Capitão Luís Carlos por ter lembrado de mim e ter me concedido essa honraria. Sou grato a Deus e agradeço também a minha família que esteve sempre ao meu lado”, disse sem conseguir conter a emoção. “O meu muito obrigado”, expressou Eduardo Nogueira. O homenageado acrescentou que a comenda recebida hoje é especial e que nesses 38 anos de ofício sempre se deu bem com todos em Quixeramobim. Agradeceu ainda a presença dos dirigentes do Sindojus e dos oficiais e da oficiala da comarca que prestigiaram a solenidade.

Confira a transmissão da sessão solene – ACESSE AQUI

HomenagemreconhecimentoComenda Deputado Leorne Menescal BelémAntônio Eduardo NogueiraCâmara Municipal de Quixeramobim

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.