Fuaspec e governo do Estado não avançam nas negociações do reajuste dos servidores
O Sindojus, juntamente com os sindicatos e associações de servidores, continuará firme na luta pela valorização do serviço público e por melhores condições de vida aos servidores
7,74% foi o índice de reajuste reivindicado na Campanha Salarial 2026 dos servidores e das servidoras estaduais colocado na mesa de negociação pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). Depois de dois dias de intensas negociações, encerradas na tarde de hoje, governo do Estado e o Fórum Unificado não chegaram a um consenso em relação ao índice de reajuste a ser concedido pelo governo.
Nilson Cardoso, membro da coordenação do Fuaspec e diretor do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) informou que ontem as tratativas foram encerradas com a contraproposta do governo de 4,5%. O Fórum, no entanto, apresentou contraproposta de 5,5%, sendo 4,26% do IPCA mais 1,24% correspondente à metade do crescimento do PIB do Estado.

Nova rodada de negociação
Hoje, as negociações foram retomadas a partir das 10h30, estendendo-se até às 15h, oportunidade em que o governo propôs 4,26% a partir de janeiro e 0,5% a partir de setembro. De imediato, a proposta não foi aceita pelos representantes dos servidores. O Fuaspec manteve a contraproposta de 5,5% e o governo sugeriu então 4,26%, retroativo a 1º de janeiro e 0,74% a partir de setembro, totalizando 5%. A coordenação do Fórum avaliou que estava o índice estava muito aquém do percentual que inicialmente estava sendo pleiteado. Diante do impasse, as negociações foram encerradas sem a definição de um índice de reajuste.
“É importante destacar que a redução que foi feita ontem pelo Fuaspec representava redução de 29% diante do que apresentamos inicialmente e o que o governo avançou foi apenas 6%, então o equilíbrio estava muito desvantajoso para os servidores. A gente espera que o governo avance mais, mas esse avanço ainda não foi a contento do que estávamos esperando”, frisou Nilson Cardoso.
O Sindojus Ceará, juntamente com o Fuaspec e os sindicatos e associações de servidores públicos estaduais continuará firme na luta pela valorização do serviço público e em busca de melhores condições de vida às servidoras e aos servidores.


