Oficiala de Justiça Carla Barreto recebe o título de cidadã beberibense
A honraria foi uma iniciativa do vereador Gabriel Oliveira, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela servidora em prol do município de Beberibe
Depois de quase nove anos como Oficial de Justiça, sempre com lotação na comarca de Beberibe, no litoral Leste do Estado, a oficiala Carla Maria Barreto Gonçalves teve a honra de ser agraciada, na última quinta-feira (19), com o título de cidadã beberibense. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Francisco Rebouças Lima. Foi com imensa alegria que ela recebeu a notícia de que receberia a honraria, uma iniciativa do vereador Gabriel Oliveira como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade e do desenvolvimento daquele município.
“Fiquei honrada, mas não pude fingir surpresa, porque eu já brincava que conhecia Beberibe mais do que muito beberibense e que eu me sentia filha da terra”, comentou.
“Ser oficiala é operar encontros”
No seu discurso, Carla destacou que ser Oficiala de Justiça é operar encontros. “Gostei e acho que vou carregar essa metáfora porque, além de procurar as pessoas, encontramos outras coisas no caminho: paisagens, estilos de vida, tanta coisa. Além disso, essa arte do encontro busca a leveza de passar uma notícia quase sempre difícil, com cuidado. De nos encontrarmos inteiramente com o outro. Nem sempre é fácil e possível, por conta das sabidas metas, da cultura produtivista em que estamos. Mas ainda fico aliviada de que esses valores de sensibilidade e humanidade ainda são reconhecidos”, observou.
A oficiala acrescentou que são quase nove anos em que descobre e redescobre o povo de Beberibe e suas histórias por meio da profissão de Oficiala de Justiça. “Só que eu vi muito mais. Vi serra. Vi sertão. Carnaubal, cacto, mato, bicho, passagem molhada e, principalmente, gente. Muita gente. Gente boa, não tão boa e gente porreta”, exaltou.
Prestigiaram o evento
A cerimônia foi prestigiada pelo pai de Carla, o Oficial de Justiça da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais (Ceman) de Fortaleza Carlos Tavares, pela mãe, a irmã, o seu companheiro, por colegas do fórum e também pela delegada do município, Ana Paula Alves Scotti.
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) parabeniza a oficiala Carla Barreto pelo justo reconhecimento, fruto de todo o empenho e dedicação envidados no exercício da função, motivo de orgulho para toda a categoria.