Servidores em luta

Oficiais de Justiça participam do dia unificado de luta pela reposição salarial

A reivindicação é de reposição de 37,03%. A próxima rodada de negociação está marcada para o dia 24 deste mês, na Seplag, quando uma nova manifestação deverá ocorrer

12/04/2023
Fotos: Luana Lima/Daniel Barroso/Sindojus Ceará

Oficiais e oficialas de Justiça se somaram as diversas categorias de servidores públicos estaduais e foram às ruas, na manhã de hoje, cobrar do governo o anúncio do percentual de atualização do segmento, conforme fora prometido, no mês passado, pelo governador Elmano de Freitas (PT). Depois de oito anos sem reposição, o acumulado de perdas salariais no Ceará já ultrapassa os 37%. Durante intervenção no ato, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, destacou a importância de os servidores públicos conseguirem derrotar a falta de empatia do governo do Estado no que diz respeito à reposição inflacionária.

“Essa mobilização é muito importante, prova disso é que hoje, com a manifestação, o governo já determinou que uma comissão fosse recebida por um secretário de administração política. Precisamos seguir unidos para que a gente possa, de forma uníssona, lutar pela reposição inflacionária e termos a nossa recomposição salarial. Fica o exemplo da importância da unidade dos servidores públicos de todas as áreas para que a gente possa unir forças e lutarmos em conjunto para que obtenhamos as vitórias desejadas”, destacou o represente da categoria dos Oficiais de Justiça.

Servidores são essenciais para garantia de direitos

Presente ao ato, o deputado Renato Roseno (Psol), que é servidor público federal, reforçou que os servidores públicos, depois de anos sem correção da inflação, têm argumentos mais do que suficientes para reivindicar reposição salarial. Ele acrescentou que não é justo e nem digno que o ajuste fiscal fique na mão do mais pobre, enquanto o governo deixa de arrecadar, só com isenções ficais, mais de R$ 2 bilhões. Mencionou ainda que o Ceará tem 103 mil servidores ativos, entre civis e militares, dos quais 70% ganham até R$ 3.300,00 bruto, e que as duas únicas carreiras que tiveram renovação foram os militares e a educação.

“Os servidores públicos são essenciais para a garantia de direitos. É muito importante que sejam valorizados pelo governo do Estado, porque é a valorização da sociedade cearense”, enfatizou o deputado Renato Roseno.

Outro ponto que o parlamentar chamou a atenção em relação ao envelhecimento dos servidores e servidoras e que a grande maioria já está acima dos 45 anos. “Nós precisamos, portanto, de valorização, reposição e renovação. Os direitos não se ganham e nem são outorgados, eles são arrancados, precisamos de muito mais mobilização, pois nós temos que provar à sociedade brasileira que o serviço público é o que salva a vida das pessoas, seja na educação, na saúde, na segurança e na assistência. Os servidores públicos são essenciais para a garantia de direitos. É muito importante que sejam valorizados pelo governo do Estado, porque é a valorização da sociedade cearense”, enfatizou.

Negociações

A reivindicação é de reposição de 37,03%, escalonada em três parcelas: a primeira de 15%, retroativa a 1º de janeiro, considerando a data-base dos servidores; novo reajuste de 15%, no dia 1º de maio; e os outros 7,03%, em 1º de setembro. A próxima Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) está marcada para o dia 24 deste mês, na Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), quando uma nova manifestação deverá ocorrer. O ato de hoje foi uma iniciativa do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec).

Fique atento(a) às convocações do sindicato e participe das mobilizações.

reposição inflacionáriaSindojusSindojus Cearáservidores estaduaisrevisão salariallutaatualizaçãoFuaspecdia unificado de lutagoverno do CearáOficiais de Justiçagovernador Elmano de Freitas
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.