Fesojus Brasil

Fesojus Brasil emite nota de repúdio e indignação contra condômino que agrediu porteira

Homem teria ficado insatisfeito por funcionária ter permitido acesso de Oficial de Justiça que cumpria ordem de despejo. Porteira relata ter sofrido ofensas racistas

28/02/2022

A Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) vem a público emitir nota de repúdio e indignação contra ato de condômino que agrediu porteira que não o comunicou sobre a entrada de Oficial de Justiça que estava com o mandado para o cumprimento de ordem judicial.

1 – De acordo com a matéria veiculada no site UOL Notícias “Porteira negra é agredida por morador no RS; polícia apura injúria racial” o fato aconteceu em Santa Maria/RS no dia 17/02/2022, o condômino ameaçou e agrediu a porteira, além de praticar crime de injúria racial em decorrência do uso de palavras de cunhos e tons racistas, ainda em investigação, tendo como motivação a não comunicação ou impedimento de entrada de Oficial de Justiça que objetivava notificar o morador sobre ordem de despejo.

2- Apresentamos nossa solidariedade à porteira agredida e desejamos que esta situação seja um fato isolado no trabalho de inúmeros porteiros de condomínios.

3 – A Fesojus-BR repudia a prática de ato criminoso e violento contra qualquer pessoa que vise obstacularizar o cumprimento de ordem judicial. Todas as partes processuais e pessoas tem o dever de cooperarem para o regular e efetivo andamento processual a fim de assegurar a dignidade da justiça, bem como obediência às leis brasileiras.

4– É inquestionável o livre trânsito e acesso dos Oficiais de Justiça aos locais necessários para o desempenho de seu mister funcional e de atribuições previstas em lei, sendo que eventual recusa ou obstáculo quanto ao cumprimento destes deveres funcionais poderá configurar os crimes previstos nos artigos 330 e 331 do Código Penal.

5 – A Fesojus-BR se manterá firme na defesa das prerrogativas dos Oficiais e Oficialas de Justiça do Brasil quando no exercício de seus múnus públicos, na defesa incansável da lei e da Constituição Federal e no respeito à pessoa humana.

6- Esta entidade sindical juntamente com os Sindicatos dos Oficiais de Justiça abaixo nominados repudiam os atos de agressão ocorridos em Santa Maria/RS no dia 17/02/2022 e outros similares e permanecerão se posicionando contra qualquer tipo de agressão contra terceiros ou contra Oficiais de Justiça que visem obstacularizar ou impedir o cumprimento de ordens judiciais.

Fonte: Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) e entidades filiadas. 

Leia a nota AQUI.

Fesojusnota de repúdiocumprimentomandado judicialindignaçãoFederação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do BrasilagressãoporteiraOficial de JustiçaSanta MariaSindojusRio Grande do SulSindojus Ceará
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.