Galeria de imagens

Confira registros feitos pelo oficial Wagner Pereira no Ocupa Brasília

Em contraponto à mídia tradicional, muitas pessoas fizeram, por conta própria, a cobertura do ato. É o caso de Wagner Pereira que, situado no ´front´ da manifestação, fez registros impressionantes

29/05/2017
Fotos: Wagner Pereira

O último dia 24 de maio ficou marcado na história do país pelo Ocupa Brasília. Na data, mais de 150 mil trabalhadoras e trabalhadores de todos os cantos do Brasil ocuparam a capital federal para lutar contra as reformas da Previdência, Trabalhista e por Diretas Já. Sem a devida cobertura da mídia tradicional – a rede Globo, por exemplo, em nenhum momento mostrou a multidão que ocupou as ruas e muito menos divulgou depoimentos de manifestantes explicando por que estavam ali, limitando-se a expor a “baderna” – muitas pessoas fizeram, por conta própria, a cobertura do ato. É o caso do Oficial de Justiça Wagner Pereira, lotado na comarca do Crato.

Ele fez parte do grupo de oficiais e oficialas de Justiça do Ceará que foi a Brasília, juntamente da diretoria do Sindojus, participar do protesto. Estrategicamente posicionado no ‘front’ da manifestação, fez registros impressionantes.

Repressão

“Foi uma experiência que só pode dizer o que aconteceu quem estava lá, pela televisão não dá para ter noção. Eu vi a cavalaria passando por cima de jovens, pessoas com o rosto sangrando após serem atingidas por balas de borracha. Não era uma manifestação de partidos políticos, era do povo brasileiro. Tinha pessoas de várias faixas etárias, de ideologias diferentes e, sobretudo, trabalhadores, que não estavam ali para pedir direitos, mas para lutar contra a retirada de direitos”.

Ele conta que o que mais impressionou foi a violência policial. “A repressão foi muito forte, parecia cenário de guerra, com dois helicópteros sobrevoando a cabeça das pessoas”. O oficial, inclusive, disse que ficou sufocado com o gás lacrimogêneo e teve de correr, sem condições de voltar. Caso tenha outra manifestação, Wagner afirma que vai de novo. Entretanto, dessa vez vai levar uma máscara, para poder fazer mais registros fotográficos.

O oficial diz que foi com o intuito de se manifestar e também de fotografar esse momento histórico. “Fiz os dois. Gosto de fotografar situações como essa: de fotojornalismo e situações do cotidiano”.

manifestaçãoOcupa BrasíliaCongresso Nacionalcontra as reformasDiretas JáWagner Pereirarepressão
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.