Nota de pesar

Morre, aos 91 anos, Maria e Vasconcelos Alencar Beviláqua, mãe da Oficiala de Justiça Iara Nogueira Alencar

O velório e o sepultamento ocorreram ontem (28). Ela deixa cinco filhas, quatro netos e dois bisnetos

29/10/2025
Foto: arquivo da família

É com profundo pesar que o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) informa o falecimento, aos 91 anos, de Maria e Vasconcelos Alencar Beviláqua, mãe da Oficiala de Justiça Iara Nogueira Alencar, lotada na Central de Cumprimento de Mandados Judiciais (Ceman) de Fortaleza. Ela deixa cinco filhas, quatro netos e dois bisnetos. O velório ocorreu às 13 horas, ontem (28), na Funerária Ternura – Sala Esperança, localizada na Rua Padre Valdevino, 255, bairro Aldeota. A missa de corpo presente e o sepultamento foram realizados no mesmo dia, sendo a cerimônia religiosa celebrada na própria funerária e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz, situado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, bairro Passaré.

Dona Maria foi a óbito em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Ela foi uma mulher dedicada à família, exemplo de simplicidade, amor e generosidade. Casou-se jovem, aos 21 anos, com Grijalva Nogueira Beviláqua, com quem manteve um casamento repleto de companheirismo. Viveu para cuidar da casa, criar e educar as cinco filhas, priorizando a formação educacional e o bem-estar de todas. Antes do casamento, ajudava a mãe no sítio da família, experiência que moldou sua disciplina e seu espírito de trabalho.

Dona de casa e aposentada, Maria encontrava alegria nas visitas a parentes e amigos, momentos de convivência que representavam seu maior lazer. Nos últimos anos, dedicou-se integralmente aos cuidados com o marido, seu Grijalva, que faleceu em 9 de outubro deste ano.

Segundo Iara, sua filha, Maria Vasconcelos foi “uma mulher da geração que viveu para cuidar da família, criar as filhas e zelar pelo lar”. Ela recorda com gratidão o exemplo de afeto, serenidade e fé deixado pela mãe, cuja presença será eternamente lembrada. “Minha mãe foi a base de tudo. Uma mulher simples, de coração imenso. O que sou hoje devo a ela. Apesar do vazio, deixa uma herança de carinho e sabedoria que nos acompanhará para sempre”, destaca.

Solidariedade
O Sindojus, em nome das oficialas e dos oficiais de Justiça de todo o Ceará, lamenta profundamente tão significativa perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos de Maria Vasconcelos nesse momento de dor profunda.

solidariedadeIara Nogueira AlencarMaria e Vasconcelos Alencar Beviláqua

Lennon Cordeiro

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.