“Agora é que a gente percebe o que realmente é amor”, revela o Oficial de Justiça Gustavo Caçula
O Sindojus deseja um feliz Dia dos Pais a todos aqueles que cumprem essa dádiva com amor e satisfação. Que seja um domingo abençoado
Neste 11 de agosto é celebrado o Dia dos Pais. É uma data para reunir a família, fortalecendo laços de afeto, sobretudo, em torno daquele que está presente com a tarefa de ensinar e orientar, buscando ser exemplo. Nesse domingo, o Sindojus presta uma homenagem especial aos Oficiais de Justiça que têm a oportunidade de experimentar um amor que desconheciam e que traz novo significado às suas vidas. É o caso do Oficial de Justiça Gustavo Caçula, lotado na comarca de Aracoiaba. Pai do Álvaro, de quase seis meses, ele fala da emoção de ter o primeiro filho e revela que está sendo a melhor experiência de sua vida.
“Não dá para medir quanto amor. É um misto de emoções, nos dá um incentivo a mais para viver e fazer o bem. Agora é que a gente percebe o que realmente é amor”, diz. Caçula conta que a paternidade mudou a relação com o seu pai e o fez refletir o cuidado e preocupação até consigo mesmo, no sentido de ter bastante tempo de vida para ficar com o filho e poder educá-lo bem. “Muda essa percepção, até para a comarca eu vou mais devagar”, comentou. Neste seu primeiro Dia dos Pais, ele conta que vai ser um dia maravilhoso junto aos dois avós de seu filho.
“Ser avô é melhor do que ser pai”, afirma Vasconcelos
Com cinco filhos e dois netos, Manoel Vasconcelos, Oficial de Justiça da comarca de São Gonçalo do Amarante, expressa a emoção de ser pai e avô. “Ser avô é um barato, é melhor do que ser pai. A minha netinha faz o que quer comigo. Ela liga para mim e diz: vovô, vem me buscar para ir ao parquinho, e eu vou. E vou com o maior prazer. Família é tudo. Não tem nada melhor do que família, é bom demais”, disse. Vasconcelos, como é conhecido pela categoria, acrescenta que só dá para ter a real compreensão desse sentimento quando se é pai ou mãe. “Só assim a gente valoriza. É uma experiência muito boa, eu não me arrependo”, afirma.
Educar e dar amor
Francisco José de Mendonça, diretor do Sindojus com lotação na comarca de Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza, destaca que a paternidade traz várias obrigações, mas a principal é dar amor para que os filhos possam crescer e aprender com facilidade o que está sendo ensinado. “Quando é pequeno a gente está pegando na mão, então tudo é mais fácil, mas, quando a gente solta a mão, fica mais difícil, porque foge dos olhos. Porém, se você educou bem vai ter a tranquilidade de que mesmo longe dos seus olhos o filho seguirá o que foi passado. Você apenas gera, mas, na verdade, você cria o filho para o mundo”, observa.
Pai de um filho e de um netinho de quase um ano, Mendonça comenta sobre a experiência de ser avô. “Renova as forças da gente, rememora a infância, uma série de coisas, é muito bom. Principalmente quando a gente tem a graça de vir com saúde. É muito gostoso”, reitera.
O Sindojus deseja um feliz Dia dos Pais a todos aqueles que cumprem essa dádiva com amor e satisfação. Que seja um domingo abençoado.