Inicia-se o processo de negociação entre Sindicatos e Tribunal de Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, recebeu, na tarde desta segunda-feira (1º/04), representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará (SindJustiça-CE) e do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus). O encontro aconteceu no Palácio da Justiça, no Cambeba, em Fortaleza.
A pauta em comum dos sindicatos foi o pedido de destravamento da mensagem nº 7/2012 na Assembleia Legislativa, que garante o princípio constitucional da isonomia entre servidores do Judiciário. Eles reivindicaram também reajuste no auxílio-alimentação. O Sindojus pediu ainda melhoria da indenização de transporte dos oficiais de Justiça.
Para o presidente do TJCE, a conversa foi positiva. “Foi uma conversa franca, aberta. Agora é trabalhar juntos para ver como contornar as situações”. O presidente do Sindojus, Mauro Xavier, agradeceu a disponibilidade do desembargador Gerardo Brígido. O coordenador geral do SindJustiça, Roberto Eudes Fontenele, avaliou o encontro como positivo para os dois sindicatos.
Também estiveram presentes o diretor de Comunicação do Sindojus, Vagner Venâncio, a coordenadora de aposentados e pensionistas do SindJustiça, Sheila Viana Bezerra, o assessor especial da Presidência do TJCE, Antonio Carlos Pontes Barreto, e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Emílio de Medeiros Viana.
Fonte: TJCE
Sindicatos avaliam como positivo o encontro com presidente do Tribunal
Na reunião havida hoje, 01, entre os representantes do Sindojus – CE, Sindjustiça e Tribunal de Justiça, foi apresentada a pauta de reivindicações comuns aos dois sindicatos e as específicas dos oficiais de justiça.
A postura objetiva, franca, honesta do presidente do tribunal de justiça marcou a rodada de negociação havida. A determinação de resolver os problemas permeou o debate.
Isonomia
A mais importante reivindicação dos dois sindicatos foi exposta pelo presidente do Sindojus – CE e o Coordenador Geral do SindJustiça ao Desembargador Brígido. O presidente do tribunal de justiça informou que até esta data não recebeu nenhum comunicado da assembleia legislativa acerca da mensagem 07/2012.
O desembargador presidente disse que solicitará reunião com o presidente da ALCE para saber o que está entravando o andamento da mensagem 07. Disse também, que convidará Mauro Xavier e Roberto Eudes, para, junto com ele irem à assembleia.
A posição do presidente do TJCE reforça, sobremaneira, a luta pela isonomia, haja vista que poderá ultimar a tramitação da mensagem 07/2012
Auxilio-Alimentação e Indenização de Transporte
O desembargador Brígido disse que tratará com secretário de finanças do TJCE, Dr. Cialdni, sobre o reajuste do auxilio-alimentação e da indenização de transporte. Fá-lo-á o quanto antes e comunicará às entidades
Demais reivindicações
Foi o início das negociações, as demais reivindicações serão debatidas, discutidas na série de encontros que ocorrerão, pois, vários pleitos dependem de recursos.
Plano de Cargos Carreira e Remuneração – PCCR
O presidente do TJCE disse que as atecnias e incongruências existentes no PCCR, Lei 14786/2010, contribuem para o entrave na solução de várias questões, ele não descarta a. possibilidade rever o próprio PCCR ou até elaborar outro plano.
Suplementação orçamentária
Questionado sobre o corte no orçamento, o presidente do tribunal de justiça disse que no momento certo procurará o governandor do Estado visando à suplementação orçamentária.
Disse o desembargador que praticamente todas as reivindicações dependem de recursos, além da própria máquina administrativa, portanto, não medirá esforços e espera contar com a colaboração de todos.
Os dirigentes dos dois sindicatos deixaram claro para o presidente do tribunal que pode contar com o nosso apoio, naquilo que for possível, pois uma boa prestação jurisdiconal significa servidores bem remunerados e tribunal eficiente.