Região do Cariri

Oficial de Justiça Bosco André lança o livro “Documentos para a história de Missão Velha”

A obra, um apanhado de 48 anos de pesquisa, será lançada no próximo dia 17, às 19h, na Câmara Municipal. O exemplar possui 17 capítulos, um deles dedicado só para o judiciário

12/03/2018
Foto: Luana Lima

“Documentos para a história de Missão Velha” é o nome do livro que será lançado no próximo dia 17 pelo Oficial de Justiça João Bosco André, de Missão Velha, município situado a 535 km de Fortaleza. O evento vai ser às 19 horas, na Câmara Municipal. Bosco conta que estudou em Juazeiro do Norte na década de 1970 e logo que retornou para a sua cidade se envolveu nas pesquisas. O livro, um apanhado de 48 anos de pesquisa, traz muitos registros fotográficos sobre a história de Missão Velha. O exemplar, que possui mais de 300 páginas, tem 17 capítulos, um deles dedicado exclusivamente para o judiciário. Nele está o nome de todos os Oficiais de Justiça que passaram pela comarca desde a época do Império.

A obra, um primoroso e aprofundado trabalho de pesquisa histórica, conta ainda a evolução política e religiosa da cidade. No capítulo sobre o judiciário, tem informações dos primeiros juízes e tabeliães até os dias atuais. “Tem tudo, do primeiro juiz após a criação da comarca, no ano de 1931, até o atual magistrado de Missão Velha. Está tudo muito bem documentado”, salienta.

Oficialato

Além do lançamento do livro, Bosco André tem outro motivo para comemorar. Na próxima quinta-feira, 15 de março, ele completa 40 anos de oficialato. Ingressou na profissão aos 25 anos e, hoje, aos 65 anos, orgulhoso de seu ofício, destaca que, com o advento do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará a categoria deu um passo grande à frente. “O que seria do oficialato se não fosse o Sindicato dos Oficiais de Justiça. Foi a entidade que alavancou a nossa situação junto às administrações do Tribunal de Justiça e do governo do Estado”, enalteceu. Apaixonado pela profissão, disse que só pretende parar de trabalhar aos 75 anos, com a aposentadoria compulsória.

O Sindojus, em nome do oficialato cearense, parabeniza o Oficial de Justiça pelo lançamento do livro e pelos seus 40 anos de profissão. João Bosco André é motivo de orgulho para toda a categoria! 

Serviço:
Lançamento do livro “Documentos para a história de Missão Velha”
17 de março (sábado)
19 horas
Câmara Municipal de Missão Velha
Rua Pe. Cícero, s/n – Centro

lançamentolivroDocumentos para a história de Missão VelhaJoão Bosco André
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.