Luto

Morre, aos 81 anos, Eliseu Barros Filho, ex-presidente da Associação Cearense dos Oficiais de Justiça

O velório será amanhã (5), das 9h às 15h30, no Centro de Velório Anjo da Guarda Afagu Sul. E o sepultamento também amanhã (5), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz O Sindojus decreta luto oficial de sete dias

04/05/2023
Fotos: Sindojus Ceará e arquivos da família

A categoria dos Oficiais de Justiça está em luto. É com profundo pesar que o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) informa o falecimento, aos 81 anos, de Eliseu Barros Filho, ex-presidente da Associação Cearense dos Oficiais de Justiça (Acojust). O Oficial de Justiça aposentado foi a óbito na última terça-feira (2) por falência múltipla dos órgãos, decorrente de um câncer com metástase. Ele deixa cinco filhos e seis netos. O velório será amanhã (5), das 9h às 15h30, no Centro de Velório Anjo da Guarda Afagu Sul – situado na Rua General Caiado de Castro, 269, Luciano Cavalcante. E o sepultamento também amanhã (5), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

Francisco Clark Nogueira Barros, filho mais novo de Eliseu, comenta que seu pai sempre foi uma pessoa alegre, divertida e comunicativa. A literatura era a sua grande paixão. “Ele era um intelectual, passava o dia lendo, lia de tudo. Era muito estudioso”, disse. Foi na profissão de Oficial de Justiça onde Eliseu se realizou. “Era a vida dele. Ele adorava ser Oficial de Justiça, abraçava a causa. Mesmo depois de aposentado, com mais de uma década de aposentado, continuava acompanhando as atividades do sindicato”, recorda.

Homenagem

Em 2016, por ocasião da quarta edição do Encontro dos Aposentados, Eliseu foi homenageado pelo Sindojus, na gestão do então presidente Francisco Luciano dos Santos Júnior, pelos relevantes serviços prestados à categoria. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em meados de 1981, ingressou na profissão em novembro daquele mesmo ano. Logo depois, foi convidado por José Laerte da Rocha, ex-presidente da Acojust, para participar da associação, sendo eleito, em 1986, presidente da entidade.

Durante a sua gestão foi criada a contribuição financeira para que a associação “tivesse sobrevivência”. Até então, não havia nenhuma colaboração nesse sentido. Em âmbito nacional, levantou a bandeira do nível superior. Participou também da luta pela gratificação do risco de vida e do reembolso das diligências cumpridas pelos Oficiais de Justiça, que posteriormente se transformara na Indenização de Transporte (IT).

Participou da criação da Lei do Porte de Armas (que perdeu a validade por ocasião do Estatuto do Desarmamento) e da fundação da Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário, cuja finalidade era elaborar propostas voltadas aos servidores do judiciário para que fossem inseridas na Constituição Federação de 1988. Enquanto esteve trabalhando, participou de muitas outras lutas que se seguiram.

O presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, enalteceu o grande Oficial de Justiça e representante da categoria que Eliseu foi, tendo sido presidente da Acojust, embrião do que viria a ser o Sindicato dos Oficiais de Justiça. “Ele tem toda uma história como profissional e defensor dos interesses da categoria no Ceará. “A gente lamenta profundamente o seu falecimento e desejamos que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos”, disse. O Sindojus decreta luto oficial de sete dias.

Eliseu com a família.

Solidariedade

O Sindojus, em nome dos oficiais e oficialas de Justiça de todo o Ceará, lamenta profundamente tão significativa perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos de Eliseu Barros Filho nesse momento de dor profunda.

HomenagemLutoFalecimentoSindojusnota de pesarAcojustEliseu Barros FilhoSindojus Cearaá
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.