Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem

13/11/2015

O mês de outubro é sempre especial. Graças ao “Outubro Rosa”, campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama, milhares de mulheres em todo o Brasil são estimuladas a fazer o autoexame e darem início ao tratamento – quando necessário – para tratar da doença o mais cedo possível. Agora o mês de novembro já chegou e o foco é outro: é tempo do Novembro Azul.

 

A campanha muda de direção e mira nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate contra a doença.

 

 

 

A campanha Novembro Azul ganhou força nos últimos anos, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou ideias de projetos e ações para fomentar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O instituto é “uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida”, como seu próprio site o descreve.

 

Em todo o Brasil, estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação azul de vários monumentos públicos. Inclusive uma sessão solene está prevista no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a campanha e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.

 

“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.

 

Além de incentivar os homens a fazerem os exames de sangue e de toque para combate ao câncer de próstata, Novembro Azul tem por finalidade incentivá-los a fazer um acompanhamento periódico com um médico. As mulheres costumam se consultar com mais frequência do que os homens. A afirmação é feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que diz que, 78% das mulheres se consultaram ao menos uma vez no último ano, enquanto com homens, essa porcentagem cai para 63,9%. Não somente atentar-se para o câncer de próstata, mas muito além, a campanha Novembro Azul é uma tentativa de derrubar tabús e fazer os homens entenderem que cuidar da saúde não é questão de frescura ou perda de tempo, mas sim, fundamental para cuidados básicos. E neste sentido, o conhecimento é o principal aliado. Além disso, o incentivo da família e de quem está próximo é fundamental. Dar injeções de ânimo para que ele faça visitas regulares aos médicos é importante, dá confiança e tranquilidade para que o homem tome decisões.

 

Novembro Azul inicia e, claro, A Notícia  também entra na campanha para conscientizar seus leitores da importância da prevenção e exames. Quanto mais cedo detectada a doença e mais cedo iniciado o tratamento, maiores as chances de cura e menor pode ser o tempo de tratamento. Durante todo este mês, AN trará um conteúdo especial de incentivo aos cuidados da saúde do homem, acompanhe em AN.com.br  e no seu jornal impresso.

 

Fonte: A Notícia

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.