Homenagem

Sindojus deseja um feliz Dia dos Pais para todos os Oficiais de Justiça

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará presta homenagem a todos os Oficiais de Justiça que são pais, em suas várias formas e modos de ser. Parabéns pelo seu dia!

12/08/2016

Ser pai é cuidar, amar, dar o exemplo, assumir a responsabilidade, servir de referência. É chorar, angustiar-se, mas também sorrir com cada passo e a cada nova conquista dos filhos. É ser abraço e proteção. Existem vários tipos de pais. Tem os que são pai e mãe ao mesmo tempo; têm aqueles que fazem tudo pelos filhos; têm os que fazem questão de se fazer presentes. Tem pai biológico, mas tem também pai por amor, dedicação e opção. Apesar de muito se falar que a relação entre mãe e filho é muito forte, sobretudo pelos laços da amamentação, os pais exercem papel fundamental na formação e na vida de seus filhos.

Só de falar do pai, Carla Barreto já fica emocionada. “Chega dá vontade de chorar”, disse logo ao iniciar a entrevista. Assim como Carlos Tavares, ela também se tornou Oficial de Justiça. As semelhanças, porém, vão muito além do oficialato. Além de parecidos fisicamente, possuem o mesmo nome: ele Carlos e ela Carla. Por influência dele, ela acabou optando por cursar a Faculdade de Direito.

Similitudes

Entretanto, uma similitude que nem todos conhecem é a da docência. Tavares iniciou a carreira ministrando aulas de inglês (depois se tornou professor de português) e hoje ela também leciona inglês. Logo que tomou conhecimento do concurso para Oficial de Justiça, perguntou se ela não teria interesse de participar do certame. “Chega me deu um friozinho na barriga quando soube da possibilidade de ser colega de trabalho dele”.

 Sempre que surge alguma dúvida com relação ao trabalho, recorre logo a ele. “Até nisso ele é o meu porto seguro”. Para ela, sempre foi muito engrandecedor trocar experiências com o pai. “É algo muito profundo, eu me sinto seguindo os passos dele”. Carla até chegou a prestar concurso para outras carreiras, inclusive em outros estados, mas acabou se firmando no oficialato, da mesma forma que Tavares.

Durante o ensino médio, teve oportunidade de ser aluna dele, o que lhe exigia a responsabilidade de ser uma excelente aluna. Ali, teve oportunidade de ver outra personalidade do pai: o professor. “Em sala de aula ele sempre se soltava, era mais comunicativo”. Orgulhosa, ela resume o seu pai em uma palavra: caminho. “É como se ele fosse o caminho, andando na frente, e eu traçando os mesmos passos atrás”.

Gesto de amor

Existem pais biológicos, mas têm também os de criação, de coração. Alguns ousam um pouco mais e, em um gesto nobre de amor, optam por adotar uma criança, quebrando paradigmas e vencendo todas as barreiras do preconceito. É o caso do oficial Francisco Ivan Leite. Mesmo já tendo um filho biológico, ele sempre nutriu o desejo de adotar uma criança. Os planos eram de dar este importante passo quando a condição financeira da família melhorasse. Na hora que isso aconteceu, a criança apareceu. “Eu pensei que não foi por acaso”.

Desde os dois meses de vida, Ivan e a esposa cuidaram e criaram o filho caçula, hoje com 19 anos. Assim como ele, o jovem também escolheu seguir a carreira jurídica. Certa vez, questionou se ele não teria vontade de prestar vestibular para outro curso, mas ele respondera que não se via fazendo outra coisa, a não ser Direito. Não fosse pela diferença física – o adolescente possui 1,83 metros de altura, pesa cerca de 100 kg e tem o tom de pele claro –, Ivan disse que nem lembraria que o caçula não é seu filho biológico.

Foi a melhor coisa que eu fiz na vida. Não tem um dia que eu pense que ele está me dando trabalho, que já é madrugada e ele ainda não chegou ou que eu poderia estar sem essa preocupação. Nunca, em nenhum momento, nem nos de raiva”.

Para Ivan, ser pai é responsabilidade, é cuidar, dar amor aos filhos e também orientar, independente da idade. “Se ele está indo para o lado errado, o pai pode e deve intervir”. Desde que passou a ser pai, ele conta que tudo mudou em sua vida. A cada passo que vai dar, pensa nas consequências. Também sempre se preocupou em dar o exemplo e ser um pai justo, sem fazer diferenciação entre os filhos.

Por meio dessas histórias, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) presta uma homenagem a todos os Oficiais de Justiça que são pais, em suas várias formas e modos de ser. Parabéns pelo seu dia! 
 

Oficiais de JustiçaHomenagemDia dos pais
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.