Oficial de Justiça no legislativo

Vereador Iraguassú Filho concede entrevista ao jornal O Povo

Na entrevista sobre o aumento da passagem de ônibus, o parlamentar comenta que, apesar de já ter passado pelos três poderes, vai ser para sempre do judiciário

16/01/2017
FORTALEZA, CE, BRASIL, 11-01-2017: Iraguassú Filho(PDT), um dos novos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Oficial de Justiça há 12 anos, Iraguassú Filho, que assumiu neste ano o seu primeiro mandato no legislativo municipal, concedeu, na última sexta-feira (13), entrevista ao jornal O Povo sobre o aumento da passagem de ônibus em Fortaleza. O oficial comenta que, apesar de ter passado pelos três poderes, vai ser para sempre do judiciário. 

“Compondo a leva de novos pedetistas a entrarem na política e na Câmara Municipal, Iraguassú Filho (PDT) é líder da bancada pedetista, sendo filiado ao partido há 16 anos. “É como uma família. Sempre fui do PDT. Nunca pensei em sair”, afirma.

Advogado e Oficial de Justiça há 12 anos, Iraguassú Filho alega ser, para sempre, “do Judiciário” e que, por ora, “está no Legislativo”. Orgulha-se em dizer que é “o único na Câmara que já passou pelos três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo”. Executivo porque o vereador foi secretário-executivo do Meio Ambiente no Governo do Estado por dois anos e mais três da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) de Fortaleza.

A característica política que talvez mais se sobressaia em Iraguassú Filho, contudo, pode ser sua filiação. O líder pedetista na Câmara é filho do médico Iraguassú Teixeira (PDT), que tem 28 anos de carreira política e influência na área de saúde da Capital.

“Muita gente confiou em mim como confiava nele por conta da forma de fazer política, que é mais do trabalho, do serviço prestado, e estar próximo da população”, diz, dando mais importância, porém, ao “espaço que conquistou” no partido, desde 2001, por sua filiação partidária única.

Defensor de passe livre estudantil, dá sinais de crítica ao aumento de 16% passagem de ônibus, nessa semana — o que o “assustou” –, e de que pretende discutir o assunto na Câmara.

Confira entrevista da série do O POVO que apresenta novos vereadores.

O POVO – Que pautas o senhor planeja promover?

Iraguassú Filho – Temos cinco eixos: saúde, educação, combate à intolerância, juventude e assistência social. Saúde mais na busca da garantia de direitos. Meu pai é médico e trabalhou os sete mandatos, em 28 anos, muito focado nas questões relacionadas à saúde. Educação, uma bandeira histórica do nosso partido. A gente só muda uma geração e melhor o País através da educação. O tema universal que precisa ter olhar mais específico na prática que é o combate à intolerância, o respeito às pessoas. Vamos defender fortemente o movimento LGBT, o respeito à opção sexual das pessoas. Juventude, que não é futuro: é presente. Queremos dialogar o passe livre para estudantes. Isso investe em educação, ao dar a garantia que o estudante se desloque em linha regular de ônibus, que é mais rápida que o transporte escolar. A prefeitura já entende que a tarifa estudantil tem que ser diferenciada, tanto que o aumento foi bem menor pra tarifa estudantil. Ao invés da tarifa estudantil, poderíamos ter o passe livre apenas para o estudante frequentar a sala de aula. Política de assistência social, onde passei os últimos anos de trabalho na política pública, que é porta entrada pra várias das políticas, senão todas. Se tem algum problema relacionado a pré-natal, benefício, violência e tudo, estão procurando espaços da assistência.

OP – O senhor defende passe livre estudantil e tarifas menores, mas o que pensa do aumento recente de 16% da passagem — o maior desde 2003?

Iraguassú Filho – Vamos fazer essa discussão interna no partido. Realmente, foi um aumento que me assustou, porque foi o maior dos últimos 14 anos. A gente sabe que tem uma composição de preços públicos que aumentaram muito nos últimos tempos – combustível, tributação, peças. Mas, foi um aumento bem acima da inflação. Vamos conversar na bancada, buscar informações na Etufor pra saber o que gerou esse aumento e tentar entender melhor com o prefeito e pedir que o aumento seja menor – ou, se for necessário, explicar à população qual a composição de preços que tornou isso necessário. Agora, em números absolutos, a gente vê que passa a ser uma tarifa cara, apesar de todos os benefícios que outras capitais não têm.

OP – O que ajudou mais a alavancar a campanha do senhor: ter feito parte da máquina pública por 5 anos ou ser filho de Iraguassú Teixeira?

Iraguassú Filho – Acho que você fazendo o trabalho no setor privado, público, divulgando suas ideias, tendo boa articulação e indo pras ruas expondo pras pessoas sua experiência, o que fez e o que pretende fazer, independente dos espaços que ocupe, tem a oportunidade de conquistar a confiança das pessoas. O voto é a transferência da confiança do eleitor para o candidato. Além disso, dois pontos fundamentais. O primeiro é a filiação partidária única. Eu milito no partido desde 2001, chegando até ser tesoureiro da executiva estadual, não por causa do meu pai, mas pelo espaço que conquistei. Me deu um fortalecimento dentro do partido. Talvez seja estranho para a maioria das pessoas, mas temos a convicção de que o partido é igual a uma família: tem seus conflitos e dificuldades mas está ali inserido. Uma vez família, sempre. Sempre fui do PDT. Nunca pensei em sair e não penso. Assim, tive apoio de vários segmentos dentro do partido. Isso foi um fator preponderante, junto com a história política do meu pai. Muita gente confiou em mim como confiava nele por conta da forma de a gente fazer política, que é a forma mais do trabalho do serviço prestado e estar próximo da população.

SERVIÇO

Saiba como entrar em contato com o vereador Iraguassú Filho (PDT)

Internet: fb.com/iraguassutfilhon
Gabinete: nº 7 (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)”

Fonte: O Povo 

legislativo municipalvereadorOficial de JustiçaentrevistaIraguassú FilhoO Povopasse livre
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.