Insegurança

Oficial de Justiça é ameaçado no bairro José Walter

Diante da inércia da administração do TJCE, o Sindicato dos Oficiais de Justiça solicitou reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

29/06/2017

O Oficial de Justiça Dimitri Le Suer foi ameaçado, ontem, por volta das 14 horas, após cumprir mandado de busca e apreensão no bairro José Walter. O veículo já tinha sido apreendido e, quando estava com o localizador do banco em um posto de gasolina situado no cruzamento das avenidas Perimetral com Expedicionários, o ex-proprietário do carro ligou para o irmão, que chegou ao local, armado, ameaçando o oficial.

“Eu estava dentro da loja de conveniência quando o homem chegou gritando, perguntando quem era eu para levar o carro e dizendo que ia me quebrar todo”, disse Dimitri. Na mesma hora, o oficial ligou para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ainda assim, o homem o continuou seguindo dentro da loja, dizendo que ele podia ligar para a polícia, que quando eles chegassem teria um oficial todo quebrado lá. Enfurecido, o homem saiu da loja, rasgou os dois pneus da frente do caro apreendido, abriu o capô, tirou os cabos de vela e voltou à loja, para novamente ameaçar o oficial. Quando da abertura do capô do veículo, o localizador do banco percebeu uma arma na cintura do homem e alertou Dimitri.

Resgate

“Ele só não resgatou o carro, porque estávamos no posto de gasolina. Ele sabia que estava sendo filmado e tinha muita gente vendo o tumulto”, relata. Em seguida, a mãe do homem chegou ao local e o levou embora. Instantes depois, a polícia chegou, mas já não havia mais nada para ser feito.

Oficial de Justiça há oito anos, Dimitri sempre trabalhou na rota do bairro José Walter. Ele reclama das más condições de trabalho e diz que o Tribunal de Justiça poderia oferecer curso e equipamentos de proteção pessoal, pois em algumas situações é necessário usar, para ajudar na defesa do oficial.

Situação recorrente

Com esta ocorrência, já são oito casos de oficiais e oficialas de Justiça que sofreram agressão, ameaça, assalto a mão armada, tentativas de assaltos e intimidações durante o exercício da profissão no período de um ano. Mais uma vez, o fato chama a atenção para a insegurança na qual estão expostos quando saem de casa para dar cumprimento às decisões judiciais.

Diante da inércia da administração do TJCE, o Sindicato dos Oficiais de Justiça solicitou reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Santos Costa. Entretanto, ainda não tem data definida para ocorrer. Com casos cada vez mais recorrentes, a categoria está temerosa de cumprir o seu ofício. Esperamos que não seja preciso acontecer uma fatalidade para que alguma providência seja tomada. 

TJCEameaçaJosé WalterSSPDSinérciainsegurançareunião
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.