Solidariedade

Idosos e crianças em tratamento de câncer agradecem as doações feitas

Doações foram entregues ontem ao Lar Torres de Melo, de acolhimento de idosos, e ao Lar Amigos de Jesus, que trabalha com crianças em tratamento de câncer

25/07/2018
Fotos: Milton Figueiredo

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) e a Associação Anjo Rafael realizaram, ontem, a entrega das doações feitas por ocasião do Arraiá dos Oficiá, realizado no dia 15 de junho, no Kukukaya. Pela manhã foi no Lar Torres de Melo – instituição com 110 anos de fundação de acolhimento de idosos. Em nome deles, a assistente social Adélia Holanda agradeceu as doações feitas. “Vieram em boa hora, pois o nosso estoque de alimentos está muito baixo”, disse. Material de limpeza, de higiene pessoal e fraldas são outros itens que sempre precisam.

Atualmente, o Lar Torres de Melo atua na sua capacidade máxima, com 240 idosos. Destes, 98 estão acamados e precisam de suporte para alimentação, banho e higiene pessoal. Eles têm seis refeições diárias. O café é servido às 7h, às 11h o almoço, às 14h tem um lanche, às 16h o jantar e, às 20h, a ceia. Ao todo, são 132 funcionários, abrangendo especialidades como enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, cuidadores, serviços gerais e zeladoria. Tem ainda 67 voluntários.

Registro da entrega dos alimentos no Lar Torres de Melo

Como ajudar?

A instituição se mantém de doações e de recursos do Fundo do Idoso, que é a dedução do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas aos devidos fundos municipais, estaduais e nacional. O Fundo destina-se a financiar programas e ações que assegurem os direitos desse público. O recurso oriundo do Fundo, porém, é insuficiente. “Nós precisamos muito da sociedade cearense no apoio a essas pessoas que tanto já proporcionaram à cidade”, salienta Adélia.

Além de doarem, a assistente social faz o convite para que as pessoas visitem o Lar Torres de Melo. “Os idosos são acolhedores e precisam muito dessas visitas. Estamos abertos de segunda a segunda, das 13h às 16h”, informa.

Lar Amigos de Jesus

No Lar Amigos de Jesus – instituição de acolhimento, apoio e assistência às crianças com câncer –, foi servido, às 14h, um lanche às crianças e os seus acompanhantes, oferecido pelo Sindojus. A irmã Rocilda explicou que as crianças são encaminhadas pela Secretaria de Saúde dos seus municípios e ficam acolhidas na casa por tempo indeterminado, enquanto durar o tratamento. O foco é criança com câncer, mas tem também casos de problema no fígado, rim, coração, lábio leporino e colostomizados.

Crianças durante o lanche no Lar Amigos de Jesus

Mantida por doações, a maior necessidade que a instituição possui é de alimentos, mas precisam também de materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas, calçados, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. Muitas dessas doações são colocadas à venda no bazar que fica na entrada do Lar. Recebe ainda notas fiscais. O oficial ou oficiala que quiser contribuir poderá depositar a sua nota fiscal na urna deixada na sala dos Oficiais de Justiça do Fórum Clóvis Beviláqua. 

A instituição mantém por dia cerca de 80 pessoas. Assim como no Lar Torres de Melo, são oferecidas seis refeições diárias. Para manter o trabalho, o Lar Amigos de Jesus conta com 21 funcionários e 74 voluntários. Com a energia de sempre que lhe é peculiar, a irmã Conceição agradeceu a mais essa doação feita pelos Oficiais de Justiça do Ceará e fez o convite para que todos visitem a entidade.

Agradecimento

O Sindojus e a Associação Anjo Rafael agradecem a todos os oficiais e oficialas que participaram do São João e praticaram esse gesto de solidariedade, doando alimentos não perecíveis e quantias em dinheiro. Doar é, sobretudo, um gestor de amor!

Lar Torres de MeloOficiais de JustiçaSindojusSindojus CearásolidariedadeLar Amigos de JesusArraiá dos Oficiáentregadoações
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.